UNIFAL-MG passa a contar com novas salas de videoconferência em seus campi

Novos equipamentos poderão ser utilizados em reuniões de conselhos, cursos e defesas

Na quarta-feira (14/03), foi realizada uma demonstração de uso dos novos equipamentos das salas de videoconferência nos campi de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. A tecnologia adquirida pela UNIFAL-MG permitirá a realização de reuniões e apresentações com redução significativa dos custos de deslocamento físico e diárias, além de proporcionar agilidade na tomada de decisões em um encontro com praticamente o mesmo nível de interação que um presencial.

Durante a reunião de demonstração de uso, foram testadas e apresentadas as funcionalidades dos equipamentos que permitirão a comunicação virtual entre os campi da Universidade e com órgãos que também possuam equipamentos de videoconferência. De acordo com o diretor do NTI, Marcelo Penha Fernandes, o sistema permite a conexão simultânea dos campi com alta qualidade de áudio e imagem. “Ainda é possível para casos esporádicos a entrada de até quatro participantes via celular ou computador, desde que instalado o aplicativo compatível com os equipamentos. O sistema também permite o compartilhamento de tela (projeção)”, acrescentou.

Os equipamentos foram adquiridos a partir de um esforço conjunto do Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), da Comissão de Sustentabilidade e do Departamento de Serviços Gerais (DSG), para atender a demanda de reuniões administrativas e dos conselhos, como Consuni e CEPE, cursos, treinamentos, defesas de dissertações e teses, dentre outros eventos da Instituição, mediante agendamento.

Estiveram presentes na videoconferência em Alfenas, o até então, reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, o pró-reitor da Proplan em exercício, Charles Guimarães Lopes, o diretor do NTI, Marcelo Penha Fernandes, o gerente de Redes e Infraestrutura, Paulo César de Andrade, a secretária geral, Adriana Teófilo Silva Vieira, a servidora, Vaneska Costa Lima e o técnico em Tecnologia da Informação, Leo Carlos Silva. Nos campi de Poços de Caldas e Varginha, os respectivos diretores, Leandro Lodi e Leandro Rivelli, participaram da reunião juntamente com a equipe técnica de seu campus. O coordenador de Desenvolvimento Institucional da Proplan, Prof. Eduardo Gomes Salgado, também participou, via celular, diretamente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad), em Natal/RN.

Será definida, em breve, junto à nova administração da Universidade, uma política de uso das salas, bem como a forma de agendamento.

Saiba as diferenças entre videoconferência e webconferência

Para ocorrer a videoconferência, é necessário que as duas partes envolvidas (local e remota) possuam equipamentos específicos de videoconferência. Já para a webconferência, as partes precisam ter apenas acesso a algum programa, como a Conferência Web RNP ou Skype. A videoconferência, devido à conexão direta ponto a ponto e ao equipamento dedicado, permite uma melhor qualidade de som e imagem, além de maior estabilidade na conexão.