UNIFAL-MG realiza 3º Simpósio Integrado "Múltiplos Saberes"

Evento realizado em novembro contou com 439 trabalhos inscritos

No dia 30/11, a comunidade acadêmica participou do 3º Simpósio Integrado da UNIFAL- Múltiplos Saberes. Coordenado pela Profa. Elisângela Monteiro Pereira, o evento contou com atividades presenciais, como mesas-redondas, palestras e apresentações de trabalhos científicos submetidos.

Com o objetivo de apresentar a produção acadêmica desenvolvida por alunos – bolsistas e voluntários – da UNIFAL-MG, no âmbito dos Programas de Iniciação Científica, da Pós-graduação, dos Programas e Projetos de Extensão, do PET e do PIBID, a terceira edição do simpósio integrado realizou suas atividades ao longo de trinta dias, nos três campi da instituição. Por meio de uma plataforma exclusiva, as apresentações virtuais dos trabalhos aconteceram de 30/10 a 29/11 em formato de fóruns, e as presenciais no dia 30/11.

Pela manhã da última quinta-feira (30/11), foi realizada a abertura oficial na sede em Alfenas, que contou com a presença do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, a pró-reitora de Graduação, Profa. Lana Ermelinda da Silva dos Santos, a pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Eva Burguer, a pró-reitora de Extensão do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Profa. Ana Patrícia Siqueira Tavares Falcão e a presidente da Comissão Organizadora do evento, Profa. Elisângela.

Para a coordenadora do simpósio, este é essencial para o aprofundamento da articulação das atividades desenvolvidas em sala de aula e na formação dos alunos. “A interligação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, relaciona-se com os objetivos e as intencionalidades da existência da universidade. Uma vez que cada uma dessas dimensões está presente a mais ou menos tempo no contexto universitário, o desafio é pensá-las e organizá-las articuladamente de modo a se concretizar ou efetivarem na prática.”, afirmou.

Ainda na cerimônia de abertura, o Madrigal Renascentista apresentou o hino da UNIFAL-MG e, após os pronunciamentos das autoridades presentes, a Profa. Ana Patrícia do IFPE, ministrou a palestra “Indissociabilidade: Ensino, Pesquisa e Extensão”.

No período da tarde, ocorreram mais cinco palestras, duas mesas-redondas e atividades culturais, como a exposição de arte “Desconstrói Mundo”, do discente do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), de Poços de Caldas, Rodrigo Godoi, a apresentação “Bateria Cilada”, do Curso de Medicina e o Palquinho da Comunidade: “Antes arte do que nunca”.

O simpósio recebeu a inscrição de 439 trabalhos, com 1192 autores envolvidos no total, sendo que 352 docentes e técnicos administrativos e pós-graduandos participaram da avaliação desses trabalhos. Somando as atividades realizadas desde 30/10 a 30/11, o 3º Simpósio contou com 81 sessões virtuais e cinco sessões presenciais, nas quais foram feitas as apresentações orais dos 30 melhores trabalhos selecionados.