UNIFAL-MG realiza 2ª edição do evento Educação em Moçambique

Instituição recebeu professores moçambicanos nos dias 25 e 26/06

Nos dias 25 e 26/06, o Prof. Pedro António Pessula e as professoras Ana Paula Moiane de Sousa, Angelina Berta J. Chuquela e Teresa Lurdes Miguel Monjane, da Universidade Pedagógica de Moçambique, e o professor António Njange Taimo Supeia, da Universidade Politécnica de Moçambique, estiveram na UNIFAL-MG para a 2ª edição do evento "Educação em Moçambique: aspectos históricos e sua organização escolar", que teve a sua 1ª edição realizada em janeiro deste ano. O evento foi uma ação vinculada ao Grupo de Pesquisa “Contextos Educacionais e Produção de Conhecimento”.

No dia 25/06, os professores da Universidade Pedagógica de Moçambique (UPM) foram recebidos pelo vice-reitor, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, para uma reunião de apresentação e discussão quanto a um possível convênio entre a UPM e a UNIFAL-MG.

Realizou-se, no dia 26/06, no período da tarde, o Grupo de Trabalho “Investigações no campo do currículo: intercâmbio entre Brasil e Moçambique”, em que estiveram presentes os colegas moçambicanos e as docentes Daniela Eufrásio, Helena Maria dos Santos Felício, Fabiana de Oliveira, Daniela Schiabel, Elaine Ribeiro e Juliana Miranda Filgueiras, bem como alunos convidados. O GT possibilitou o encontro e a troca de experiência entre os docentes de Moçambique e as professoras de diferentes cursos do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

À noite, ocorreu a mesa-redonda "Currículo e práticas pedagógicas: diálogos entre Brasil e Moçambique". Após a mesa oficial, a Profª. Helena Maria dos Santos Felício, do ICHL, mediou a mesa que foi composta pelos professores Angelina Berta J. Chuquela, Teresa Lurdes Miguel Monjane e António Njange Taimo Supeia. Os palestrantes trataram de temas referentes aos processos históricos da educação em Moçambique, contemplando a discussão sobre a organização do ensino superior no país, em especial, quanto à formação docente.

Durante a visita à UNIFAL-MG, a Profa. Angelina também pode conhecer a Escola Municipal “Dr. João Januário de Magalhães” (CAIC), onde foi recebida pela diretora Marli da Silveira. O Prof. António Njange visitou o Colégio CRA e, com o apoio da coordenação do “Curso Preparatório para o Enem da UNIFAL-MG” e acompanhado pelo Prof. Elias Ribeiro da Silva, do ICHL, conheceu alunos do curso preparatório, ocasião em que apresentou um pouco da história e cultura de seu país.

Informações e fotos: Daniela Eufrásio, professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG