UNIFAL-MG recebe professoras de Moçambique da área da educação em evento do ICHL

Foram discutidos temas como processos históricos da educação e organização escolar

Nos dias 24 e 25/01, as pesquisadoras moçambicanas da área da Educação, Telma Luis Nhantumbo e Faira Ibrahimo, estiveram na UNIFAL, no evento "Educação em Moçambique: aspectos históricos e sua organização escolar", organizado pelas professoras Daniela Eufrásio e Elaine Ribeiro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). O evento foi uma ação vinculada aos projetos de extensão "Dimensões africanas nos materiais didáticos" e "Expressões da infância: brincando com a linguagem", ambos apoiados pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

Faira Ibrahimo é docente na Universidade Pedagógica de Moçambique e Telma Luis Nhantumbo é instrutora técnica pedagógica na Direção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humana na Província de Gaza, em Moçambique.

O evento iniciou, no dia 24, com uma mesa-redonda, na qual as palestrantes trataram de temas referentes aos processos históricos da educação em Moçambique, contemplando a discussão sobre sua organização escolar, sobre os currículos locais, dentre outras temáticas. Depois da exposição, seguiu-se intenso debate, que propiciou o compartilhamento de informações e o levantamento de muitas questões pela plateia, composta de professores e acadêmicos de diversos cursos da Instituição.

No dia 25, as pesquisadoras foram visitar escolas da cidade como parte da cooperação acadêmica, de troca de informações sobre os sistemas escolares do Brasil e de Moçambique, com possibilidades futuras de parceria no desenvolvimento de pesquisas. Elas finalizaram o evento com o minicurso: "Contemporaneidade moçambicana: diversidade social e cultural", em que apresentaram diferentes aspectos da sociedade e da cultura de Moçambique, com destaque para a apresentação da capulana, tecido utilizado largamente no país e que foi exposto quanto à sua diversidade de tipos e de usos para os presentes.

Informações: Daniela Eufrásio, Professora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG