UNIFAL-MG na Olimpíada Brasileira de Matemática

Nível Universitário

A Universidade Federal de Alfenas é uma das participantes da 36ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

A competição, aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil, visa empregar competições matemáticas como veículos para a melhoria do ensino de Matemática no país, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral.

Inscrições 1ª Fase - Nível Universitário

Podem concorrer todos os alunos de graduação em qualquer curso e que não possuam nenhum título universitário.

Na UNIFAL-MG, as inscrições dos alunos interessados devem ser feitas diretamente com a coordenadora, Profa. Cátia Regina de Oliveira Quilles Queiroz, ou pelo e-mail: obmunifal@gmail.com.

Veja a lista de universidades participantes.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 03/09/2014, quarta-feira.

Prova da Primeira Fase: sábado, 06 de setembro de 2014 às 14h.
Data de Publicação de gabarito: 09 de setembro de 2014.
Data de Publicação da Nota de Corte: 13 de outubro de 2014.
Prova da Segunda Fase: sábado, 25 e domingo 26 de outubro de 2014.
Divulgação da lista de premiados da OBM: segunda semana de dezembro.

Como se preparar

A OBM disponibiliza gratuitamente exemplares da revista EUREKA!, para download em sua home page. A revista contém farto material para estudo e pesquisa.

Acesse: http://www.obm.org.br/opencms/revista_eureka/

Além disso, no site também há um banco de problemas de Olimpíadas incluindo Olimpíada Brasileira de Matemática e Olimpíadas Internacionais: isto constitui a base para uma boa preparação dos alunos para a competição: http://www.obm.org.br/opencms/como_se_preparar/provas/index.html

REGULAMENTO

• Participantes

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição dedicada aos alunos brasileiros ou de escolas e universidades brasileiras das redes pública e privada desde o 6° ano (antiga 5ª série) do ensino fundamental até estudantes universitários em nível de graduação.

•  Objetivos

A OBM tem como objetivos principais estimular o estudo da Matemática pelos alunos, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, influenciar na melhoria do ensino, e detectar jovens talentos.

• Fases

Para o Nível Universitário, a OBM será realizada em duas fases ambas aplicadas no segundo semestre.

• Estrutura das Provas

Provas discursiva com 6 problemas com duração de 4h30.

• Prêmios

Serão oferecidos prêmios aos alunos que obtiverem as melhores pontuações finais. Esses prêmios são chamados de Medalhas de Ouro, Medalhas de Prata e Medalhas de Bronze e as quantidades de medalhas oferecidas atenderão aproximadamente a proporção 1 : 2 : 3. Serão oferecidas Menções Honrosas a critério da banca.

• Cerimônias de Premiação

Será realizada anualmente a cerimônia de premiação da OBM coincidindo com a reunião anual da Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática, durante a realização da Semana Olímpica. Para garantir a presença dos alunos premiados, a Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática patrocinará o translado, hospedagem e demais despesas dos alunos premiados com medalha de Ouro. Para os alunos ganhadores de Medalhas de Prata ou Bronze, a Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática patrocinará a hospedagem e despesas de alimentação. Os alunos agraciados com Menções Honrosas receberão o diploma enviado pelo correio.

Mais informações no site www.obm.org.br ou pelo e-mail da coordenação na UNIFAL-MG: obmunifal@gmail.com

Informações: Cátia Regina de Oliveira Quilles Queiroz, professora do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL-MG