UNIFAL-MG presente no Fórum Nacional de Gestores de Inovação e TI

Prof. Hélio Lemes representou a Agência de Inovação e Empreendedorismo durante o evento
Prof. Hélio Lemes na UFSCar para reunião do FORTEC-SE

A Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG, representada pelo professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Hélio Lemes, marcou presença no Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) que aconteceu em São Carlos-SP, no mês de julho.

O FORTEC é uma associação de representação dos responsáveis nas universidades e institutos de pesquisa e instituições gestoras de inovação e pessoas físicas, pelo gerenciamento das políticas de inovação e das atividades relacionadas à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia, incluindo-se, neste conceito, os núcleos de inovação tecnológica (NITs), agências e  escritórios de inovação.

O Prof. Hélio Lemes participou das discussões sobre questões relativas à inovação, tecnologia e educação empreendedora. O evento foi prestigiado pelos presidentes das seguintes instituições: da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carlos Afonso Nobre; do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Hernan Chaimovich Guralnik; da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Celso Lafer; e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Luis Manuel Rebelo Fernandes.

No dia 16/07, a Profa. Ana Torkomian, presidente da seção Sudeste do FORTEC, fez a abertura da reunião anual, que ocorreu na Universidade Federal de São Carlos-SP, informando sobre a aprovação da Emenda constitucional 85 e a Lei nº12123 da Biodiversidade e demais temas que foram discutidos em Sessões Especiais dentro da programação da SBPC Inovação.

A diretora da Agência de Inovação da UFSCar e presidente do FORTEC-SE, Ana Lúcia Vitale Torkomian, que coordenou a programação, comemorou a oportunidade. “São Carlos é conhecida como a capital da Tecnologia. Temos várias experiências de sucesso por aqui e queremos marcar essa edição da Reunião Anual. É animadora essa atenção que poderemos dar à inovação, já que a realização da SBPC Inovação mostra que a comunidade científica valoriza o tema, porque sabe da importância que ele tem para o País e para o mundo”, avaliou Torkomian.

Prof. Hélio Lemes e a presidente do FORTEC-SE, Profa. Ana Lúcia Torkomian

Informações e fotos: Hélio Lemes Costa Jr., professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, campus Varginha