UNIFAL-MG segue atuante no Forproex

Envolvimento da Instituição tem contribuído para o fortalecimento da Extensão brasileira

Entre os dias 17 e 20/05, foi realizado o 41º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Brasileiras (Forproex), na Universidade Federal do Sul da Bahia, no campus de Porto Seguro.

Sob o tema geral “Extensão universitária na perspectiva da integração social”, foram debatidos: políticas de financiamento da extensão, os princípios da extensão brasileira, as experiências de creditação, fóruns sociais e conselhos estratégicos e sociais e o contexto da crise.

Creditação da extensão

De acordo com o Plano Nacional de Educação, os cursos de graduação precisam “assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”. Para isso, o Fórum tem discutido o tema para subsidiar os debates nas instituições.

No evento, destacaram-se as experiências de creditação da extensão nos currículos de graduação das UFRA, UEG, UERN e UFRJ.

Os pró-reitores e as pró-reitoras abordaram exemplos como a matrícula em atividades de extensão realizadas nos sistemas acadêmicos, as atividades para os cursos de educação à distância, as formulações de propostas de creditação realizada pelos Núcleos Docentes Estruturantes.

Transmissão de cargos e posse da nova Coordenação Regional

Durante o Encontro Nacional, a pró-reitora de Extensão da UNIFAL-MG, Profa. Eliane Garcia Rezende e a pró-reitora de Extensão da Unimontes, Profa. Jussara Guimarães, fizeram a transmissão do cargo de coordenação do Forproex – Regional Sudeste para as professoras Ana Lívia de Souza Coimbra (UFJF) e a Elaine Ferreira Torres (UERJ).

O Prof. Elias Evangelista Gomes, coordenador de Arte e Cultura da UNIFAL-MG, foi reconduzido como coordenador de Cultura do Forproex – Sudeste, sendo Kate Hellen da UFRRJ, a nova coordenadora adjunta.

Ambos também assumem a coordenação-geral do Corredor Cultural – Forproex Sudeste. A nova coordenação já começou os trabalhos durante o Forproex Nacional e a equipe anterior continuará na execução do projeto, até o mês de setembro.

O Corredor Cultural Forproex - Sudeste visa ampliar as relações interinstitucionais na área de produção cultural e artística, entre universidades e institutos federais e estaduais da Região Sudeste.

Nova equipe nacional

Durante o 41º Encontro Nacional do Forproex, Daniel Pansarelli (UFABC) foi eleito para coordenador e Marilisa Rocio (UEPG) para vice-coordenadora do fórum.

Glaucia de Oliveira Moreira, docente do curso de Medicina da UNIFAL-MG, foi eleita para a coordenação de saúde juntamente à Márcia Machado (UFC), ao Márcio Campos (UFSB), à Arlene Pessoa (URCA) e à Benigna Mari de Oliveira (UFMG).

De acordo com a docente, “as comissões temáticas são importantes para o fortalecimento da extensão no Brasil, sendo também enriquecedor o contato da UNIFAL-MG com outras instituições que atuam na área da saúde."

Elias Evangelista Gomes, coordenador de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG e docente do curso de Ciências Sociais, foi eleito para a coordenação Nacional de Cultura, junto aos pró-reitores Fabiana Dultra Brito (UFBA) e Fernando Hashimoto (Unicamp). “Precisamos levantar dados sobre as produções, os projetos, os programas e os patrimônios artísticos, para que o Forproex possa defender a ampliação das ações onde for necessário e a manutenção dos patrimônios vinculados às IES”, afirma professor Elias.

Carta de Porto Seguro

Ao longo da sua existência, o Forproex tem elaborado documentos para subsidiar as ações de extensão no país. A pró-reitora Eliane foi uma das responsáveis pela sistematização do encontro que veio a elaborar a Carta de Porto Seguro. "Diante da conjuntura política e econômica, o Fórum aprovou um documento histórico que mostra o nosso compromisso com as instituições públicas, a extensão brasileira e a democracia no país”, destaca.

Em suma, o documento aprovado pela plenária de pró-reitores aborda nove direcionamentos importantes para o fortalecimento da extensão universitária brasileira.

A seguir, os itens foram resumidos para uma rápida compreensão do debate:

1. Fortalecer a atuação de redes de ações extensionistas e consolidar a creditação nos currículos de graduação;
  2. Organizar estratégias para a participação da sociedade nas IES e realizar Fóruns Sociais simultâneos em todos os territórios;
  3. Resistir às pautas desarticuladoras da concepção de ensino público superior no país por meio da reafirmação do seu papel e compromisso social;
  4. Articular as IPES para exigir a publicação do edital PROEXT no primeiro semestre 2017 e demais editais que não foram publicados;
  5. Tramitar estratégias conjuntas e articuladas para a criação de um Fundo Nacional de Extensão a ser apresentado em 2018;
  6. Estruturar sistemas de coleta de dados auditáveis para subsidiar a consolidação dos indicadores necessários para o cálculo da matriz orçamentária;
  7. Manter e avançar a autonomia universitária e as táticas de negociação  das questões financeiras;
  8. Estabelecer diretrizes para atuação extensionista no contexto da pós-graduação e da internacionalização;
  9. Reafirmar o compromisso com uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada nas IPES do país.

Galeria de imagens

Informações: Eliane Garcia Rezende, professora da Faculdade de Nutrição e pró-reitora de Extensão da UNIFAL-MG
Fotos: Glaucia de Oliveira Moreira, professora do curso de Medicina da UNIFAL-MG