UNIFAL-MG realiza curso de Gestão de Riscos e Controles Internos

Versão para impressãoEnviar por email
Realizado entre os dias 27 e 29/06, evento contou com a participação de 55 servidores

Com o objetivo de sensibilizar os gestores da Administração Pública quanto à importância da gestão de riscos e dos controles internos administrativos, de treiná-los e prepará-los para o gerenciamento de riscos no âmbito desta Instituição, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), por iniciativa do Comitê de Governança, Riscos e Controles e apoio da Auditoria Interna, convidou o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (MTFCGU) para proferir curso prático para todos os gestores. Ao todo participaram do curso 55 servidores públicos, dentre diretores das unidades acadêmicas, pró-reitores, chefes e demais gestores de áreas meio e finalística da Instituição. Além dos servidores da UNIFAL-MG, também participou do curso o auditor chefe da UFLA, Marcio Donizete Rosa.

O "Curso de Gestão de Riscos e Controles Internos - Teoria e Prática" foi ministrado entre os dias 27 e 29 de junho, na sala O-307 (prédio da Reitoria, na sede), pelos senhores Enzio Eichhorst de Mattos e Carlos Pinheiro Torggler, ambos servidores do MTFCGU.

De acordo com o auditor chefe da UNIFAL-MG, Jeferson Alves dos Santos, "foram três dias de intensas atividades divididas entre aulas teóricas sobre as diretrizes da Instrução Normativa Conjunta CGU/MP nº 01, de 10 de maio de 2016, que dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo federal, à luz do COSO II ERM, COSO ICIF 2013, da ABNT NBR ISO 31000:2009 e da ABNT NBR ISO/IEC 31010:2012 e oficinas práticas onde os participantes puderam exercitar os conhecimentos teóricos adquiridos".

Com a realização do curso, "espera-se que os participantes tenham uma visão ampla sobre o gerenciamento de riscos e dos controles internos, além da percepção das vulnerabilidades dos processos internos frente aos objetivos organizacionais e de políticas públicas" concluiu Jeferson.

Galeria de imagens

Informações: Jeferson Alves dos Santos, chefe da Auditoria Interna da UNIFAL-MG