UNIFAL-MG em rede sem fio

Tecnologia da Informação está implantando Rede Wireless na instituição

A Assessoria de Informática e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da UNIFAL-MG estão em processo de implantação da Rede Wireless Institucional na sede.

De acordo com o assessor para assuntos de informática, Paulo César de Andrade, e o chefe de redes do NTI, João Batista Esteves Junior, na sede da instituição, os pavilhões “O” (Biblioteca e setores administrativos – 2º e 3º pisos), “R” (CEAD - Centro de Educação Aberta e a Distância), “K” (Núcleo de Tecnologia da Informação), “PCA” (Pavilhão Central de Aulas) e “V” (Extensão, DRGCA, Lanchonete e demais pisos), já estão com a cobertura de sinal implementada. Nas áreas livres (pátios) a rede wireless também já está operacional com boa cobertura. “Nos próximos meses, a infraestrutura dos demais pavilhões será atualizada e também contará com acesso à rede sem fio”, explica o assessor.

O acesso para servidores já está liberado. O usuário deve escolher a rede wireless aberta Servidores e, após se conectar, abrir o navegador e autenticar com o mesmo usuário e senha da Intranet. “Para os alunos, o acesso se dá de forma semelhante”, explica Paulo César. “Os estudantes devem escolher a rede Alunos e autenticar com os dados de login do Sistema Acadêmico (matrícula e senha).”

Segundo os servidores responsáveis, uma observação recai sobre os alunos de Pós-Graduação, que também poderão acessar a rede wireless, no entanto, deverão ser cadastrados no Sistema Acadêmico pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

No caso de usuários “visitantes”, o acesso se dará através de um servidor efetivo da instituição que deverá convidá-los, mediante formulário do sistema para cadastro de visitantes na rede wireless da universidade, que já se encontra disponível no site da UNIFAL-MG, na área do Núcleo de Tecnologia da Informação: http://www.unifal-mg.edu.br/nti/Rede%20Wireless. “O convidado terá seu acesso liberado na mesma hora, sendo fornecido um usuário e uma senha para autenticação no navegador, com validade 1 a 7 dias, conforme informado no ato do cadastro”, afirma João Batista, esclarecendo que caso haja necessidade de período maior, o convite terá que ser renovado.

Em relação, às outras unidades da UNIFAL-MG - Unidade Educacional II em Alfenas e os campi de Poços de Caldas e Varginha - a equipe do NTI informa que está aguardando a aquisição de equipamentos que já estão sendo licitados. Em breve, a cobertura do sinal também será implementada nestes locais e divulgada para toda comunidade acadêmica.

Mais informações, entrar em contato pelo fone 3299-1091.

Por: Ana Carolina Araújo

Jornalista da Assessoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Alfenas

Colaboração: Paulo César de Andrade e João Batista Esteves Junior, respectivamente, assessor para assuntos de informática e chefe de redes do NTI - UNIFAL-MG