UNIFAL-MG participa do IV Encontro Nacional de Atenção à Saúde do Servidor

Evento aconteceu em Brasília nos dias 24 e 25/10/2012

Os servidores Clério Sabino da Silva e Alexssandro Ramos da Cruz, da equipe de Segurança do Trabalho da Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da UNIFAL-MG, representaram a universidade no IV Encontro Nacional de Atenção à Saúde do Servidor (ENASS), que aconteceu em Brasília, nos dias 24 e 25/10/2012.

O encontro, que teve como tema “Trabalho Saudável: uma questão para a gestão de pessoas”, se consolida como um espaço de referência da Administração Pública Federal quando se trata da saúde do servidor. Nesta edição, o objetivo foi discutir a Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho Público Federal – PASS.

Pautado em perícia de saúde, promoção, vigilância, e acompanhamento da saúde do servidor, o evento foi composto por mesas-redondas, painéis, apresentações, palestras simultâneas e debates, contando com a presença da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior na solenidade de abertura.

Na oportunidade, os servidores apresentaram um pôster desenvolvido como conclusão do curso de Extensão, oferecido pela Universidade de Brasília, na modalidade a distância, "Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): Diagnóstico, Política e Programa de QVT como Instrumentos para a Promoção da Saúde e Segurança no Trabalho na Administração Pública Federal", do qual, além de Clério e Alexssandro, participou também, a servidora Fernanda Laurides Ribeiro de Oliveira Lomeu, da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis.

Este curso tem como objetivo capacitar servidores técnicos que atuam em equipes multiprofissionais na Administração Pública Federal, visando ao desenvolvimento de competências em Qualidade de Vida no Trabalho como uma das frentes de trabalho para a construção do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) e o fortalecimento dos princípios e das diretrizes da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Servidor (PASS), com a emissão de certificação universitária e progressão em formação continuada acadêmica/profissional.

Resultados

Para desenvolver o trabalho final, então, exposto durante o ENASS, os servidores realizaram um projeto piloto: uma pesquisa em três unidades da instituição (PROGEPE, CIAS e PRACE), a fim de levantar dados sobre a qualidade de vida no trabalho, entre servidores e colaboradores que atuam nesses setores da instituição.

Focando os fatores: relações socioprofissionais saudáveis, condições adequadas de trabalho, reconhecimento e crescimento profissional, a organização do trabalho e elo do trabalho e vida social; os servidores compilaram as respostas sobre o que mais influencia a qualidade de vida no trabalho. “O que nós observamos nesse estudo prévio foi que as relações socioprofissionais do trabalho tiveram maior destaque”, comenta Clério, afirmando que as relações influenciam tanto positivamente quanto negativamente.

A partir desse estudo, a intenção dos servidores é promover a sensibilização sobre o tema em toda universidade bem como estender a pesquisa para as demais unidades da UNIFAL-MG. “Possivelmente, os servidores deverão receber no futuro, algum tipo de questionamento nesse sentido, porque a gente ainda não tem um diagnóstico da universidade como um todo", afirma Alexssandro.

Comentando sobre a importância do curso, Fernanda explica que a intenção é buscar a raiz do problema que influencia a qualidade de vida no trabalho. “A gente precisa buscar quais são as causas de bem-estar e mal-estar, para tratar a raiz do problema, e não só implantar vários programas e ações que seriam na verdade paliativos. O objetivo é fazer esse diagnóstico, enfatizar as fontes de bem-estar e tentar corrigir as fontes de mal-estar, de acordo com a visão do trabalhador.”

Os servidores ressaltam o apoio recebido pela Reitoria e às Pró-Reitorias de Gestão de Pessoas e Assuntos Comunitários e Estudantis, para participação no curso e no evento em Brasília.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social