Cursos da UNIFAL-MG se destacam no Guia do Estudante Profissões Vestibular 2013

O GE classifica e descreve os cursos superiores das maiores Instituições de Ensino Superior do Brasil

Nove cursos de graduação da Universidade Federal de Alfenas receberam selos de estrelas "Melhores Universidades" na Avaliação Anual do Guia do Estudante, edição 2012, e constarão na publicação GE Profissões Vestibular 2013, que passa a circular nas bancas a partir do dia 25/10/2012.

Os cursos da UNIFAL-MG estrelados foram:

1. Ciência da Computação – 4 estrelas
2. Ciências Biológicas – 3 estrelas
3. Enfermagem – 4 estrelas
4. Farmácia – 4 estrelas
5. Geografia – 3 estrelas
6. Nutrição – 4 estrelas
7. Odontologia – 3 estrelas
8. Pedagogia – 3 estrelas
9. Química – 4 estrelas

Como é feita a Avaliação Anual

Durante nove meses, os profissionais do Guia do Estudante contam com a ajuda de professores e coordenadores de 2.053 faculdades para atribuir os conceitos aos cursos avaliados.

Não são todos os cursos de todas as faculdades que podem ser medidos, eles precisam seguir os seguintes critérios:

- ser um curso de bacharelado ou bacharelado e licenciatura (ambas simultaneamente) – com exceção de Pedagogia e Educação Física, considerados licenciaturas;
- possuir turma formada há pelo menos um ano;
- ser presencial;
- ter turmas em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo.

Depois de definidos, os cursos são avaliados por professores e coordenadores. A avaliação é feita com base em um questionário preenchido pelo coordenador de cada graduação, além do conhecimento prévio que o avaliador possui sobre a faculdade que vai analisar.

Cada pessoa pode avaliar até 35 cursos diferentes, todos da região que lecionam, desde que não sejam da instituição em que trabalham. A avaliação é feita por conceitos: excelente (5 estrelas), muito bom (4 estrelas), bom (3 estrelas), regular, ruim e “prefiro não opinar”. Além disso, a própria avaliação do GE nos 5 últimos anos influencia no resultado final.

O Guia do Estudante, então, faz uma média dessas avaliações, que se torna o número final de estrelas de cada curso.

Para mais informações, acesse: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes-universidades/ (lembrando que a página estará atualizada com os novos cursos estrelados a partir de 25/10/2012).

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social