UNIFAL-MG marca presença em evento internacional na área de Ensino a Distância

Trabalhos envolvendo a ferramenta Moodle foram apresentados durante o evento

O professor Gabriel Gerber Hornink, do Instituto de Ciências Biomédicas, e o técnico em Assuntos Educacionais, Eduardo de Almeida Rodrigues, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da UNIFAL-MG, participaram do Simpósio Internacional de Educação a Distância - SIED: EnPED 2016 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), apresentando o artigo completo “FÓRUNS DE DISCUSSÃO NO MOODLE: PROPOSTA DE APRESENTAÇÃO VISUAL DAS INTERAÇÕES”.

Na primeira etapa, de 08 a 25/09, o trabalho foi apresentado em uma Sala Virtual no ambiente Moodle, disponibilizada pelo evento.

Na segunda etapa, de 26 a 27/09, os servidores estiveram na UFSCar e apresentaram para os demais participantes, a ferramenta InMapMoodle© desenvolvida na UNIFAL-MG, com o propósito de gerar representações visuais das interações nos fóruns de discussão do ambiente Moodle.

Destaca-se que tal ferramenta foi a primeira desse gênero, criada como Bloco do Moodle, e que apresenta grande potencial para a moderação on-line.

O evento, que está na sua terceira edição, contou com congressistas de vários estados e com pesquisadores de vários países e teve como tema central “Formação, Tecnologias e Cultura Digital”.

Com a proposta de promover troca de conhecimentos sobre as relações entre a educação presencial e a distância, em prol de uma educação de qualidade, o encontro estimulou o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros sobre suas experiências em EaD bem como na incorporação de tecnologias como inovação educacional, promovendo parcerias e o debate coletivo sobre a natureza e o desenvolvimento de pesquisas envolvendo o fenômeno educativo na atualidade.

Os principais temas discutidos em forma de “Mesas Temáticas” na etapa presencial foram:

- Educação a Distância em questão: cenários, estratégias e modelos pedagógicos
José António Marques Moreira – Universidade Aberta (Portugal)
Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque – UFAM (Brasil)
Eucidio Arruda – UFMG (Brasil)

- Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais: cenários, métodos e importância
Vani Moreira Kenski – ABED/SITE (Brasil)
Fernando Fidalgo – UFMG (Brasil)
Giselle Martins dos Santos Ferreira – Universidade Estácio de Sá (Brasil)

- Mídias, Cultura digital e Educação: pela criatividade e inovação pedagógica
Lúcia Santaella – PUC-SP (Brasil)
Maria Luiza Belloni – UFSC (Brasil)
Maria Teresa Maia e Carmo – Instituto Politécnico de Santarém (Portugal)

- Convergências, flexibilidade e Educação na cibercultura
Ruth S. Contreras-Espinosa – Universitat de Vic (Espanha)
Elisabeth Almeida – PUC Camp (Brasil)
Luciano Soares – Insper (Brasil)

“Foi o primeiro evento fora da UNIFAL-MG que participei e confesso que foi bastante proveitoso. Além de aprender muito com os pesquisadores convidados e com meu orientador, tive a satisfação de apresentar uma ferramenta inovadora desenvolvida na UNIFAL-MG e que foi recebida com muito entusiasmo pelo público”, comenta Eduardo.

O evento também comemorou os 10 anos do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Horizonte-UFSCar) e promoveu o lançamento de livros de autores/pesquisadores em EAD.

Endereço para o artigo publicado nos anais do evento: http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1817
Endereço para download da ferramenta InMapMoodle©: https://www.researchgate.net/publication/307921693_inMapMoodle_-_Moodle_block

Informações e fotos: Eduardo de Almeida Rodrigues, técnico em Assuntos Educacionais e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFAL-MG e Gabriel Gerber Hornink, professor do Instituto de Ciências Biomédicas e orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFAL-MG