UNIFAL-MG é finalista em competição que usa técnica de Inteligência Artificial

Vencedor será anunciado essa semana
Reprodução/Internet

Nesta quarta-feira, 04/10, será anunciado o vencedor da competição lançada pelo Brazilian Knowledge Discovery in Databases em vários países, da qual a UNIFAL-MG é um dos três finalistas.

Mais uma vez o professor Humberto Brandão, do curso de Ciência da Computação, junto ao aluno de Iniciação Científica, Hugo Pinto, criou uma solução para o problema proposto: auxiliar astrônomos a identificar se imagens noturnas se tratavam de meteoros ou outros objetos.

De acordo com o professor, a técnica utilizada nesta competição, foi  desenvolvida por ele no ano de 2006, quando o docente ainda trabalhava em uma empresa de desenvolvimento de software para o setor de mineração. “Em uma semana daquele ano, tive alguns dias com baixa demanda na empresa e comecei a colocar minha ideia em prática. Após a implementação e dos testes iniciais, empolgado com os resultados e com o trabalho investigativo, decidi que eu largaria o emprego para iniciar o doutorado em 2007”, revela, informando que a técnica passou por um refinamento neste último ano durante seu trabalho de pesquisa.

A competição envolveu 43 participantes organizados em 28 times, compostos por profissionais de diversas áreas que se propõem a extrair conhecimento em bases de dados para tomada de decisão, como por exemplo, Estatísticos(as), Cientistas de Dados, Matemáticos(as), Engenheiros(as), profissionais da Ciência da Computação, entre outros. Além de profissionais do mercado, também pesquisadores, estudantes graduação e pós-graduação de instituições como, USP (IME e ICMC), UFSCAR Sorocaba, UFSCAR São Carlos, UEL, UFU, UNIFESP e UFJF, participaram da competição. “Nós ficamos sabendo da oportunidade através de uma lista de comunicação por e-mail da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Posteriormente, recebi também a divulgação por uma lista de comunicação da USP para profissionais da área de Inteligência Artificial. Sabendo do potencial do laboratório em tratar esta classe de problemas (tomada de decisão na classificação de objetos), mesmo não tendo conhecimento algum sobre astronomia, decidimos aceitar o desafio”, conta Prof. Humberto.

Vale destacar que o estudante que integra o time finalista da UNIFAL-MG, foi também finalista do Data Science Game, que ocorreu na França, semana passada. “Hugo está no último período de Ciência da Computação e no próximo ano possivelmente estará em um bom programa de mestrado ou doutorado”, afirma Prof. Humberto, complementado: “Fico muito contente com o amadurecimento dos estudantes que passam pelo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da UNIFAL-MG. É muito gratificante ver nossos alunos ‘batendo asas’ e alcançando resultados que muitos alunos de pós-graduação ou pesquisadores tentam alcançar”, finaliza.

O vencedor será anunciado durante o jantar final da conferência que este ano une três grandes eventos da área: Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe); Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS) e Brazilian Symposium on Databases (SBBD).