Comunidade UNIFAL-MG integra atividades do Programa Cidade Escola

Parceria prevê ginástica, zumba e outras ações com alunos, servidores e comunidade externa

Alunos e servidores da UNIFAL-MG agora poderão participar gratuitamente de atividades como ginástica localizada, treinamento funcional, vôlei, futsal, capoeira, jiu-jitsu, dança, zumba e taekwondo. É essa a proposta da parceria estabelecida pela Universidade, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) com a Prefeitura Municipal de Alfenas.

De acordo com a pró-reitora adjunta da Prace, Vânia Regina Bressan, a parceria se faz dentro do Programa Cidade Escola, iniciativa que busca contribuir para a promoção do bem-estar físico e psíquico de crianças, adolescentes e adultos da comunidade alfenense e que agora se estende também para a comunidade UNIFAL-MG. “A Universidade disponibilizará as quadras esportivas da sede e da Unidade Educacional Santa Clara, bem como outros espaços da Instituição, em períodos em que não estão sendo utilizados, para que sejam desenvolvidas atividades físicas e esportivas e outras mais oferecidas pelo programa”, revela.

Coordenado pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Alfenas, o programa estende o ensino para praças, ruas e comunidades, por meio de atividades como oficinas de arte e cultura, recreações, atividades esportivas e de entretenimento, rodas de conversas, palestras sobre temas variados, na perspectiva de “escola além dos muros”. “O objetivo é também despertar o interesse de jovens e adultos pelo seu desenvolvimento social e acadêmico”, explica Vânia. Segundo a pró-reitora adjunta, o programa proporciona espaços, possibilidades e alternativas de aprendizado, de atuação participativa e de sentimento de pertença à comunidade e, por isso, a intenção da Prace é oportunizar atividades de integração entre comunidade acadêmica e comunidade externa. “Efetiva-se assim o compromisso social da Universidade como parte integrante de um contexto que busca a transformação social por meio da formação integral do ser humano como indivíduo e cidadão”, enfatiza.

A Prace enfatiza que as inscrições para as atividades com limitação de vagas serão realizadas no local direto com o instrutor da atividade.

Toda a comunidade está convidada a participar das atividades que tiveram início nesta semana, conforme cronograma abaixo: