UNIFAL-MG integra projeto para recuperação da Bacia do Rio Doce

Proposta foi aprovada em chamada de apoio a redes de pesquisa após desastre em Mariana

A UNIFAL-MG, em parceria com a UFLA, UNIFENAS E EPAMIG, aprovou projeto na chamada: “Apoio a Redes de Pesquisa para a Recuperação da Bacia do Rio Doce - Edital nº 06/2016 CAPES-FAPEMIG-FAPES-CNPq-ANA”, que teve por objetivo apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, de caráter interdisciplinar, desenvolvidos em rede, em diferentes instituições de ensino superior (IES), institutos de ciência e tecnologia (ICT) e demais instituições, públicas ou privadas sem fins lucrativos, visando à formação de recursos humanos em nível de pós-graduação stricto sensu e a geração de conhecimento, tecnologias e processos para a Recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e ecossistemas associados. A Bacia Hidrográfica do Rio Doce tornou-se notória na mídia por causa do desastre da Barragem de Fundão em Mariana/MG.

Intitulado "Potencial de Diversas Espécies Vegetais Visando o Repovoamento da Região da Bacia Hidrográfica do Rio Doce”, o projeto conta com a coordenação do professor da UFLA, Moacir Pasqual, e obteve o valor aprovado de R$ 488.157,00 (capital e custeio) e R$ 300.000,00 (bolsas), totalizando R$ 788.157,00.

Os professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da UNIFAL-MG, Marcelo Polo, Thiago Corrêa de Souza e Fabrício José Pereira, fazem parte da equipe executora do projeto na Universidade.

De acordo com os pesquisadores, espera-se que este projeto produza resultados que mostrem alternativas viáveis para que os produtores rurais da região de Mariana-MG consigam a recomposição vegetal da área atingida a partir do emprego de plantas tolerantes (espécies arbóreas, frutíferas e de fitorremediação), matéria orgânica e micro-organismos.

Mais informações sobre o edital e resultado no site da CAPES: http://www.capes.gov.br/bolsas/programas-especiais/chamada-capes-fapemig-fapes-cnpq-ana-apoio-a-redes-de-pesquisa-para-recuperacao-da-bacia-do-rio-doce

Com informações: Thiago Corrêa de Souza, professor do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG