UNIFAL-MG lança Portal de Dados Abertos

Novo sistema disponibiliza informações institucionais a todos os cidadãos

Visando aperfeiçoar o acesso à informação, a UNIFAL-MG lançou o Portal de Dados Abertos. Este novo serviço tem como objetivo disponibilizar a qualquer cidadão informações institucionais relevantes, que são obtidas do banco de dados institucional da Universidade, e agrupá-las em um ambiente em comum. O referido sistema atende à legislação vigente que regulamenta a publicação de dados institucionais. Os dados disponibilizados seguem as definições do Plano de Dados Abertos da UNIFAL-MG.

De acordo com o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Marcelo Penha, o projeto foi executado sob parceria do NTI com a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional. "Através do sistema, é possível obter indicadores sobre cursos, estudantes, servidores e espaço físico da Instituição. Pretende-se que no futuro mais bases de dados estejam disponibilizadas no portal, de acordo com o cronograma definido no plano", destacou o diretor. Ainda segundo ele, os dados podem ser consultados em tempo real ou em histórico, possibilitando acompanhar a evolução dos indicadores disponíveis. Além disso, os dados podem ser exportados para PDF, Excel, e CSV, podendo ser manipulados e analisados por qualquer cidadão.

Para acessar o sistema, basta clicar no link Dados Abertos, no topo do Portal da UNIFAL-MG.

Informações: Marcelo Penha Fernandes, diretor do Núcleo de Tecnologia de Informação da UNIFAL-MG