UNIFAL-MG marca presença em Fórum sobre o Ciclista e o Trânsito

Evento integrou o cronograma das Campanhas Educativas de Trânsito 2017 do Denatran

A UNIFAL-MG, representada por discentes, sob a coordenação da professora Márcia Maria da Silva Bem, da Escola de Enfermagem, marcou presença no Fórum sobre o Ciclista e o Trânsito, realizado em Alfenas, no Dia Mundial do Trânsito, 25/09.

O evento integrou o cronograma das Campanhas Educativas de Trânsito 2017 do Denatran, cuja finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.

Abordando o ciclismo que, além de se configurar como um esporte de competição também oferece muitos benefícios à saúde, o fórum destacou a segurança e a necessidade de planejar, projetar e promover o desenvolvimento de circulação e segurança dos ciclistas.

Na oportunidade, os participantes debateram temas como: "Ciclista Criança e Adolescente", "Ciclista equipado e ciclista não equipado", "Ciclismo e Saúde", "Ciclismo e Mobilidade Urbana", "Ciclismo e o Trânsito" e "Ciclismo e Filantropia", sendo este último apresentado pela professora da Universidade, que apontou o fato dos pedais serem utilizados atualmente, como forma de apoio e solidariedade. "Pedalar ganhou apoio ambiental, social e de grande relevância para o cenário local", frisou Profa. Márcia durante o fórum.

Participaram do evento também, os convidados Kátia Goyatá e Reinaldo Zerbini Júnior (Legislativo), Leonardo Vilela (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), Marcelo Aparecido dos Santos (Guarda Municipal), Fagner Aristides (Grupo de Ciclismo Pedal da Hora), Marco Aurélio Aguiar e Daniel Rodrigues (área de Saúde).

Com informações e fotos: Marcia Maria da Silva Bem, professora da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG