UNIFAL-MG participa de evento luso-afro-brasileiro promovido na África

Em palestra virtual, Profa. Ana Abreu apresentou pesquisa sobre formação de professores

A professora Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, do Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL da UNIFAL-MG, participou do 3º Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares promovido ma Cidade de Praia – Cabo Verde (África), nos dias 06 e 07/07, tendo como instituição organizadora a Universidade de Cabo Verde.

"Formação de professores: a construção da experiência pedagógica" é o título de pesquisa apresentada virtualmente pela docente da UNIFAL-MG, que conforme a pesquisadora, discute qual é o lugar da experiência na formação permanente dos professores. "Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza o método biográfico em sua abordagem", explica. "Desta análise emergiram concepções categorizadas abordando o profissional como: sujeito de sua prática, reflexão sobre a prática, ensino e a pesquisa", detalha. De acordo com a docente, o estudo inaugurou o conceito de "experiência pedagógica" numa abordagem emancipatória e libertadora.

O Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares é um evento que emergiu após o interesse de pesquisadores do campo curricular, especificamente ao que diz respeito às produções científicas de Portugal, África e Brasil, entenderem que o evento poderia ser um espaço de reflexão, discussão e troca de experiência entre diferentes pesquisadores dos países de Língua Portuguesa.

Neste ano de 2017,  o tema central do evento foi “Educação, formação e Crioulidade”.