UNIFAL-MG participará de pesquisa para fortalecimento de cultura empreendedora

A convite da Unifei, Prof. Hélio Lemes integrará equipe de projeto interinstitucional
Os pesquisadores Paulo H. Santos, Prof. Hélio Lemes e Prof. Elzo Aranha na Unifei

O professor Hélio Lemes, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, campus Varginha, foi convidado pelo professor Elzo Aranha, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), para participar de um projeto de pesquisa interinstitucional (Unifei-UNIFAL-MG e outras instituições de Ciência e Tecnologia), que visa o fortalecimento de uma cultura empreendedora.

"Considera-se que este é o vetor norteador para impulsionar de um lado, a inovação aberta e o desenvolvimento de novos negócios nas empresas e de outro, modelos de cidade emergentes (Empreendedoras, Criativas, Inovadoras e Inteligentes), contribuindo para transformar o perfil da economia do Estado de Minas Gerais, de economia extrativista em economia do conhecimento", comenta Prof. Hélio.

Segundo o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), "o setor produtivo mineiro apresenta baixa intensidade inovativa e é débil a interatividade com os setores acadêmico e científico". A Rede de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação de Tecnologias de Cidade, constituída pelas Universidade Federal de Itajubá, Universidade Federal de Alfenas, Universidade Federal de Lavras e Instituto Federal de Educação do Sul de Minas Gerais, denominada Centro Nacional de Tecnologias de Cidade (CNTC) articulada em torno de dois projetos/eixos temáticos tem o objetivo geral de produzir conhecimentos científicos, desenvolver tecnologias e de inovação, no campo da inovação aberta e modelos de negócios e no campo dos modelos emergentes de cidade (Empreendedoras, Criativas, Inovadoras e Inteligentes).

"Os produtos gerados na presente proposta preencherão lacunas existentes na literatura acadêmica brasileira nacional e internacional e produzirão implicações práticas e impactos inovadores nas empresas e modelo de cidade", explica Prof. Hélio. "O projeto/eixo temático 1 - Inovação Aberta e Configurações de Modelo de Negócio tem o escopo de examinar as práticas de inovação aberta em conexão com configurações de processo de modelo de negócio nas empresas brasileiras situadas em cidades, ecossistema/habitats de inovação ou em parque de ciência e tecnologia; o projeto/eixo temático 2 - Configurações de Processo de Modelos de Cidades Emergentes (Empreendedoras, Criativas, Inovadoras e Inteligentes) está circunscrito em investigar modelos emergentes de cidade, apoiada no paradigma do empreendedorismo" destaca.

Com informações e foto: Hélio Lemes Costa Jr., professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, campus Varginha