UNIFAL-MG tem projeto contemplado pelo Instituto Serrapilheira

Proposta selecionada envolve estudo do tratamento biológico das águas residuárias ácidas

A professora do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), campus Poços de Caldas, Renata Piacentini Rodriguez, foi contemplada pelo Instituto Serrapilheira, instituição privada sem fins lucrativos que financia projetos de pesquisa e divulgação científica nas áreas de Ciências da Computação, Ciências da Terra, Ciências da Vida, Engenharias, Física, Matemática e Química. O projeto da pesquisadora da UNIFAL-MG foi selecionado dentre quase 2 mil propostas submetidas à chamada pública, cujo resultado foi divulgado no dia 21/12.

Segundo Profa. Renata, o estudo envolve o tratamento biológico das águas residuárias ácidas, que é ainda um desafio do ponto de vista bioquímico e de engenharia. "Os processos biológicos que regulam as rotas oxidativas e redutivas desses sistemas não foram completamente descritas e pouco se sabe sobre a relação entre os ciclos do carbono, enxofre e ferro nesses ambientes", explica a pesquisadora, que pretende compreender a relação entre esses ciclos como receptores de elétrons nos sistemas sob condições ácidas.

Foram selecionados 65 projetos de um universo de 1955 propostas de pesquisadores de 331 instituições diferentes, de todo o Brasil. De acordo com a publicação do instituto, a  chamada previa que os pesquisadores classificassem seus projetos segundo sete grandes temas, assim, dos 65 projetos selecionados, prevaleceram, pela ordem, pesquisas relativas à informação, tempo, energia, identidade, matéria, forma e espaço.

Os critérios que nortearam a seleção final buscaram, principalmente, atender ao interesse da instituição de incentivar a ousadia científica.

A Profa. Renata foi a única docente da UNIFAL-MG contemplada pelo edital, sendo que das 257 propostas inscritas de Minas Gerais, apenas mais cinco pesquisadores de instituições mineiras tiveram suas propostas selecionadas.

“Queremos identificar e apoiar os melhores jovens pesquisadores no Brasil, aqueles que estejam fazendo as grandes perguntas dos seus campos", enfatiza Hugo Aguilaniu, presidente do Instituto Serrapilheira sobre a finalidade das chamadas pública.

Mais informações, acesse o arquivo do resultado final.