UNIFAL-MG se insere em projeto que fortalece formação de professores na região

Profa. Ana Abreu abriu ciclo de palestras "Escola Cidadã" na Câmara de Três Corações

Para iniciar as atividades do projeto "Escola Cidadã", a Câmara Municipal de Três Corações-MG, convidou a professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, doutora em Educação, para ministrar uma palestra sobre o tema "Relação entre criança, família e escola".

A abertura aconteceu no dia 31/08, com a presença de cerca de 200 pessoas no plenário, para quem Profa. Ana apresentou a concepção de uma escola democrática e progressista, e as reflexões sobre os papéis dos professores juntamente à família e à comunidade. "A presença de objetivos coletivos se faz importante para os processos de ensino e aprendizagem", afirmou a palestrante, reforçando a necessidade de que profissionais da educação estejam atentos e estabeleçam conexão com a realidade dos alunos.

O projeto "Escola Cidadã" é uma parceria entre a Universidade, a Superintendência de Ensino e a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Três Corações, idealizado visando fortalecer a​ formação política e ​profissional da região. Entre as atividades, o projeto prevê a realização de um ciclo de palestras para profissionais da rede estadual de ensino em Três Corações, com a abordagem de temas relevantes para a formação continuada dos professores.

​Na abertura do evento, o presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem, destacou o papel fundamental da escola na formação de cidadãos críticos e capazes de interferir nos processos que formam a sociedade.

A próxima atividade do projeto está marcada para quinta-feira, 14/09, quando o tema trabalhado será “Uso da Voz e Prevenções”.

Com informações: Ana Abreu, professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG
Fotos: Câmara Municipal de Três Corações