UNIFAL-MG vence desafio de pesquisa aplicada

Entre concorrentes de alto nível, a Universidade se destacou em primeiro lugar

A Universidade venceu a competição lançada pelo Brazilian Knowledge Discovery in Databases cuja proposta visava encontrar uma solução, extraída da base de dados disponibilizada, para auxiliar astrônomos a identificar se imagens noturnas se tratavam de meteoros ou outros objetos.

Conhecendo o potencial do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (LP&D) da UNIFAL-MG, em tratar a classe de problemas que envolvem tomada de decisão na classificação de objetos, o professor Humberto Brandão, do curso de Ciência da Computação, junto ao aluno de Iniciação Científica, Hugo Pinto, decidiram participar da competição. “Mesmo não tendo conhecimento algum sobre astronomia, decidimos aceitar o desafio”, conta.

Profissionais de diversas áreas, tais como estatísticos, cientistas de dados, matemáticos, engenheiros, profissionais da Ciência da Computação, além de profissionais do mercado, pesquisadores, e também estudantes de graduação e pós-graduação participaram dessa competição, que envolveu 43 pessoas em 28 times. “Estamos muito contentes com o resultado da competição", destaca o professor. "O nível dos concorrentes foi alto, o que obviamente dificultou o desafio; ao mesmo tempo, isso aumenta nosso orgulho por termos obtido o primeiro lugar. Tínhamos ficado em terceiro lugar na fase classificatória. Contudo, sendo a única equipe a não cometer erros com a nova base de dados, levamos o prêmio”, relata o Prof. Humberto. A equipe disputou a final com PETROBRAS e a UFSCar.

O vencedor foi anunciado durante o jantar final da conferência que este ano uniu três grandes eventos da área, no dia 04/10, em Uberlândia-MG: Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe); Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS) e 32º Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD).

Leia também: UNIFAL-MG é finalista em competição que usa técnica de Inteligência Artificial

Fotos: arquivo da equipe da UNIFAL-MG na competição