UNIFAL-MG celebra os 10 anos da Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas

Versão para impressãoEnviar por email
Homenagens e palestras marcaram o evento comemorativo

Concomitantemente aos 10 anos de transformação da Instituição em Universidade, a UNIFAL-MG também comemora este ano, os 10 anos de criação do primeiro Programa de Pós-Graduação: o de Ciências Farmacêuticas (PPGCF).

Para celebrar a data tão significativa, a Coordenação do Programa e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação organizaram um Ciclo de Palestras, na quarta-feira, 26/08, que contou com a presença do professor Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), docente que contribuiu para a implantação do Programa na UNIFAL-MG e ministrou a aula inaugural realizada em agosto de 2005.

O momento também foi marcado pela palestra da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Eva Burger, que falou sobre “Políticas Pesquisa e Pós-Graduação na UNIFAL-MG”. Em seguida, os participantes assistiram a explanação dos convidados Christine Masson, adida de Cooperação e Ação Cultural para o estado de Minas Gerais da Embaixada da França no Brasil; e Vincent Nédélec, assessor internacional de Cooperação Universitária da Embaixada da França em Brasília. Ambos falaram sobre “Mobilidade e cooperação universitária com a França: oportunidades e acesso ao ensino do francês.”

A abertura do evento foi conduzida pela coordenadora do PPGCF, Profa. Vanessa Bergamin Boralli Marques, que recordou o histórico do Programa e as pessoas que contribuíram para a sua consolidação. “Muitas pessoas, em determinados momentos históricos deste Programa, ajudaram na construção do cenário que nós temos. Dois reitores: Antônio Martins de Siqueira e Paulo Márcio de Faria e Silva; também os pró-reitores, Prof. Paulo Márcio que era pró-reitor na época de criação, Prof. Marcelo Polo, Prof. Antonio Carlos Doriguetto, Profa. Eva Burger, bem como sua equipe e seus adjuntos, fazem parte da vida do PPGCF, aos quais nós somos muito gratos”, destacou.

Relembrando as coordenadoras do PPGCF ao longo dos 10 anos, Profa. Vanessa citou cada uma delas. “Esse Programa teve como sua primeira coordenadora, a Profa. Maria Elisa Pereira Bastos de Siqueira, seguida pelas professoras: Marília Caixeta Franco Ariosa, Isarita Martins Sakakibara, Amanda Latércia Tranches Dias, Gislaine Ribeiro Pereira e atualmente, eu. O esforço de todas essas mulheres, sempre auxiliado por seus vices e colegiados, culminou na melhora do Programa, de forma sustentável e contínua. A busca da melhoria culminou com a aprovação do nível Doutorado, em novembro de 2012, durante a Coordenação da Profa. Gislaine, com a primeira turma ingressando em março de 2013”, narrou.

Profa. Vanessa também agradeceu a todos os discentes que passaram pelo PPGCF, assim como os docentes. “Anos de muito trabalho e dedicação possibilitaram que chegássemos até o dia de hoje e levarão este mesmo Programa, daqui a 10 anos, ao status de programa consolidado, com uma melhor nota, com conceito elevado e formador de recursos humanos de alta qualidade”, finalizou.

Em sua fala, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Eva, recordou o histórico da Pós-Graduação no Brasil e a evolução da mesma na UNIFAL-MG nos últimos 10 anos, iniciando-se com a criação do Mestrado em Ciências Farmacêuticas.

Profa. Eva apresentou números que comprovaram o expressivo crescimento da área na Instituição, que conta hoje com 18 programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, totalizando 22 cursos oferecidos, sendo 18 de Mestrado e 04 de Doutorado. Conheça!

A pró-reitora também falou sobre a importância da Pesquisa e Pós-Graduação na geração de novos conhecimentos. “Na universidade se ensina porque se pesquisa”, parafraseou Carlos Chagas, ao enfocar que o ensino é decorrência direta da boa pesquisa.  

Ao final da apresentação, Profa. Eva agradeceu e homenageou a todos os envolvidos na consolidação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas na Universidade, pedindo à coordenadora de Pós-Graduação, Profa. Isarita Martins Sakakibara, que a ajudasse a entregar um Certificado de Menção Honrosa a cada um daqueles que participaram do processo.

Oportunidades e acesso ao ensino francês

Os convidados para falar dos programas de mobilidade e acesso ao ensino na França, Christine Masson e Vincent Nédélec, foram apresentados pelo assessor de Relações Interinstitucionais da Universidade, Prof. Masaharu Ikegaki.

De acordo com o Prof. Masaharu, a visita dos convidados foi uma iniciativa do Consulado da França, que solicitou a visita dos convidados à UNIFAL-MG, assim como também passariam por outras universidades de Minas Gerais, a fim de promover a política de aproximação entre Brasil e França. “A França no estado de Minas Gerais é uma presença bastante marcante e aqui na UNIFAL-MG essa relação ainda é muito inicial”, afirmou, ao informar, entretanto, que a Instituição já tem um estudante “embaixador universitário da França”, para facilitar o acesso ao ensino francês: Victor Hugo Bernardez Carvalho.   

Na sequência, os representantes da Cooperação Internacional Universitária da Embaixada da França falaram de programas de mobilidade disponíveis para os universitários e outras oportunidades como a possibilidade de aprender a língua francesa em plataforma on-line. Confira detalhes em: http://www.aliancafrancesaadistancia.com.br/af/index.php

“A importância das Ciências Farmacêuticas no desenvolvimento científico, tecnológico e na inovação”

Fechando o Ciclo de Palestras, os discentes e docentes da área de Ciências Farmacêuticas prestigiaram a palestra do Prof. Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisador que prestou uma contribuição fundamental para a criação do PPGCF na UNIFAL-MG.

O Prof. Eliezer, que acumula uma série de atividades em seu currículo, com intensa atuação na área de Ciência e Tecnologia em Fármacos e Medicamentos, foi apresentado pela Profa. Marcia Paranho Veloso, diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade, que também foi orientada pelo docente durante o seu Doutorado.

Ao iniciar a palestra, o convidado fez questão de agradecer o convite feito pela UNIFAL-MG para participar da comemoração. “Eu queria agradecer o honroso convite da Coordenação do Programa de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG. Devo dizer que é um privilégio, senão uma honra estar aqui hoje comemorando os 10 anos desse Programa. É claro que é um formalismo esse agradecimento, mas esse agradecimento eu estou fazendo de uma forma muito sentida, porque não resta dúvida que ter a oportunidade de voltar a essa casa e constatar a evolução do programa nesses 10 anos, é muito gratificante”, ressaltou.

O tema da palestra proferida por Prof. Eliezer foi “A importância das Ciências Farmacêuticas no desenvolvimento científico, tecnológico e na inovação”.

“Vou transitar nessa minha narrativa hoje com o foco nos fármacos, sobre como as Ciências Farmacêuticas podem construir, reconstruir, reafirmar e fortalecer o desenvolvimento científico, tecnológico e na inovação”, contextualizou.

Profa. Isarita Martins Sakakibara (coordenadora de Pós-Graduação) entrega Certificado de Menção Honrosa à Profa. Vanessa Bergamin Boralli Marques (coordenadora atual do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas)
 

Giro pelo arquivo da Assessoria de Comunicação Social

O antigo Jornal da Efoa trazia na sua edição nº 82 de dezembro de 2004, a notícia da abertura do curso de Mestrado em Ciências Farmacêuticas. Na reportagem, foram destacados a estrutura do curso, as áreas de concentração, o número de disciplinas, entre outras informações. Relembre!

Galeria de imagens