UNIFAL-MG contribui para a formação de colaboradores do Colégio Marista

Representantes do campus Varginha falaram sobre o tema “Educação Financeira” para equipe

O campus Varginha da UNIFAL-MG, representado pelo estudante de Administração Pública, Lenner Castanheira Carvalho, e pelo professor Leandro Rivelli Teixeira Nogueira, promoveu uma palestra sobre "Educação Financeira" para a equipe administrativa do Colégio Marista, na terça-feira, 30/06.

A atividade integrou o Mariama, momento de formação mensal para funcionários, em que se trabalha uma temática a cada encontro. Na edição deste mês, o objetivo foi ajudar os colaboradores a terem um controle maior sobre as finanças pessoais.

Falando sobre o tema, os representantes  da Universidade deixaram claro que para se ter uma educação financeira é preciso ter disciplina. “Planejar e ser racional na hora da compra são maneiras ideais para se gastar bem”, afirmou o aluno Lenner.

Durante a palestra, o acadêmico deu dicas de como economizar água, energia elétrica e até sobre como gastar menos no supermercado. “Antes de ir ao supermercado, confira em casa o que está precisando e faça uma lista de produtos. Ao chegar no estabelecimento, tente comprar apenas os itens listados e aproveite as promoções”, explicou.

Para auxiliar os funcionários a organizarem suas finanças e, consequentemente, saber onde economizar, Lenner ensinou os colaboradores a fazerem uma planilha de receita versus despesa, em que tudo que se recebe e que se gasta deve ser anotado para que, posteriormente, a pessoa saiba para aonde o dinheiro foi e no próximo mês consiga economizar.

A importância de saber o quanto se ganha e o quanto se gasta também foi a orientação repassada pelo Prof. Leandro. “Se eu sei no que estou gastando, sei no que posso economizar”, destacou.

De acordo com a assistente de Recursos Humanos do Colégio Marista, Priscilla de Paula Brito Souza, a formação foi muito produtiva. “A educação financeira deve fazer parte do nosso cotidiano. Analisar, rever e reorganizar as finanças domésticas é um exercício permanente. O momento foi muito positivo e com certeza as dicas nos ajudarão a alcançarmos nossos objetivos, sejam eles a curto, médio ou longo prazo”, ressaltou.

Com informações e foto: Assessoria de Comunicação do Colégio Marista