UNIFAL-MG é recredenciada para atuar como Núcleo de Línguas

NucLI oferecerá cursos de inglês, espanhol e, ainda, português para estrangeiros

A UNIFAL-MG foi recredenciada para atuação como Núcleo de Línguas (NucLI-IsF) no âmbito do Programa Idiomas sem Frontreiras (IsF), por meio do Edital de Chamada Pública nº 29, de 13 de abril de 2017, por um período de quatro anos.

A partir de agora, o NucLI-UNIFAL-MG está credenciado para oferecer cursos nos seguintes idiomas: inglês, espanhol e português para estrangeiros.

"Contaremos com a cooperação técnica da Universidade Federal do Paraná que nos auxiliará tanto na coordenação pedagógica quanto na proposição de ações que possam fortalecer o NucLI-IsF UNIFAL-MG para a ampliação do número e carga horária de cursos, bem como contribuir para delinear propostas de cursos de formação para professores da Educação Básica da rede pública (inglês e espanhol)", explica a professora Rosângela Rodrigues Borges, coordenadora e representante dos idiomas português/inglês.

A abertura de turmas para o inglês para fins acadêmicos ocorrerá após a seleção de um professor bolsista via Edital de âmbito nacional. Haverá a seleção de um professor bolsista-Capes por meio de Edital Nacional, sendo esta a única bolsa disponibilizada pela Capes para a UNIFAL-MG.

As turmas de espanhol terão suas atividades retomadas na última semana do mês de maio. O curso de Português para Estrangeiro teve início na terceira semana de maio.

Conforme Profa. Rosângela, serão ofertados, pelo NucLI, cursos de nível básico e intermediário de inglês e português para servidores e alunos (graduação e pós-graduação). Para o inglês, será realizada uma avaliação diagnóstica para "nuclianos" interessados em realizar curso de nível básico ou intermediário. "Inicialmente, no inglês, o foco será na habilidade de leitura. Nos próximos semestres, pretende-se trabalhar com as quatro habilidades: ler, escrever, falar e escutar. Procedimento semelhante ocorrerá com o idioma espanhol", diz, acrescentando que haverá a oferta de cursos na modalidade EaD, inclusive para estrangeiros que tenham interesse em fazer intercâmbio da UNIFAL-MG.

Cabe ressaltar que a oferta dos cursos de Inglês - básico e intermediário e de Português para Estrangeiros se deve a uma ação da Pró-Reitoria Pesquisa, Ensino e Extensão que disponibilizou dois estagiários para essas atividades. A oferta dos Cursos de Espanhol decorre de um reordenamento das atividades do estagiário selecionado para o NucLI associado à organização das atividades dos estagiários de inglês e de português para estrangeiros. Com essa ação, haverá atendimento ao público nos três turnos, em horários a serem divulgados.

Em relação à oferta de exames de proficiência, por ora o NucLI não tem informações. "Tão logo o NucLI-UNIFAL-MG receba orientações quanto a inscrições, datas, carga horária, local dos cursos e exames de proficiência, estas serão informadas na página principal da UNIFAL-MG e na página do NucLI-UNIFAL-MG", ressalta Profa. Rosângela.

Acesse a página do NucLI: www.unifal-mg.edu.br/nucli
Confira também o NucLI no Facebook: https://www.facebook.com/nucliunifal/?ref=bookmarks