UNIFAL-MG está no “Top 5” do Prêmio Ideia

Universidade é a única de Minas Gerais entre as cinco primeiras colocadas

Na reta final do “Prêmio Ideia”, a UNIFAL-MG se mantém entre as primeiras universidades federais colocadas. É a única universidade de Minas Gerais no “Top 5”, à frente das demais universidades mineiras. Este resultado mostra que a comunidade universitária de fato aceitou o desafio e tem se mobilizado para alcançar o prêmio.

O projeto “Desafio da Sustentabilidade”, lançado pelo MEC, tem por objetivo de promover a identificação e a avaliação de ideias e boas práticas para redução de gastos no consumo de energia e de água nas instituições de ensino superior. A finalidade consiste em integrar esforços para desenvolver ações destinadas à implantação do Projeto Esplanada Sustentável (PES), visando a melhoria no uso racional dos recursos públicos e à inserção da variável socioambiental.

Para a servidora Cristiane Moreira Mendes, integrante do Grupo de Trabalho que vem articulando a campanha na Universidade, a participação do público que representa a Instituição no projeto e o posicionamento da UNIFAL-MG no ranking, é algo que merece destaque. “Este resultado mostra que a comunidade universitária de fato abraçou o desafio e isso é extremamente positivo para a Universidade, pois, a possibilidade de sugerir ideias, comentar, curtir outras, despertou a atenção de estudantes, professores, técnico-administrativos para a importância de reduzir gastos com energia e consumo de água”,  analisa.

De acordo com Cristiane, que também faz parte da Comissão de Sustentabilidade Campus Verde da UNIFAL-MG, o envolvimento da comunidade universitária neste desafio, contribuirá decisivamente para que a Universidade se torne uma instituição sustentável. “Desenvolvemos um Plano de Logística Sustentável, o qual estabelece práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública. Com a comunidade mobilizada para a questão de redução de gastos com energia e consumo de água, ficará mais fácil alcançarmos nossos objetivos”, assegura.

Mas o desafio continua... Quem ainda não se engajou nessa proposta, tem aproximadamente 15 dias para se cadastrar e participar, enviando ideias, curtindo, comentando e compartilhando outras ideias. A cada interação, o participante acumula pontos para disputar prêmios individuais de até R$ 5 mil. Ao indicar a UNIFAL-MG como preferida, a Instituição acumulará a mesma quantidade de pontos que o participante receber e também disputará uma premiação especial de até R$ 3 milhões.

Acesse http://premioideiaportal.mec.gov.br e participe!