UNIFAL-MG faz Ciência

Revista da FAPEMIG destaca participação da Universidade nas Redes de Pesquisa de Minas

A edição especial da revista Minas faz Ciência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), divulgada no final de 2014, sob o título “Colaborar é preciso”, deu destaque ao Programa de Redes de Pesquisa do Estado, que conta com a colaboração de pesquisadores da UNIFAL-MG.

Na matéria “Pesquisadores no front”, que apresenta equipes colaborativas que têm trabalhado com a linha de pesquisa relacionada ao diagnóstico precoce de doenças como o câncer, ganhou destaque o desenvolvimento do software PhysioPlay, desenvolvido pelo grupo de pesquisa “Estudos em Fisioterapia Aplicada” do curso de Fisioterapia da UNIFAL-MG, juntamente ao Laboratório de Tecnologia Educacional do curso de Ciências da Computação.

O objetivo do software é ajudar no ganho de amplitude de movimento articular e de força dos músculos do membro superior de modo lúdico e prazeroso, na reabilitação de mulheres submetidas à mastectomia, assim como em outras enfermidades que acometem os membros superiores. Leia a reportagem.

A atuação da Rede Mineira de Química, formada por cerca de 200 pesquisadores, entre os quais, pesquisadores da UNIFAL-MG, também foi repercutida na edição. A reportagem “Muito além da tabela periódica”, apresenta resultados promissores e revela que a colaboração tem propiciado a formação de recursos humanos de alto nível, bem como o desenvolvimento de pesquisa e inovação na área.

Os pesquisadores de Química trabalham não apenas em laboratórios, mas em diversos segmentos de pesquisa e de atividades que exigem planejamento e controle de produção, desenvolvimento de produtos, operações e controle de processos, assim como o tratamento de resíduos industriais. Leia a reportagem.

As Redes de Pesquisa

Financiadas pela Fundação, as Redes de Pesquisa envolvem 28 instituições do Estado, entre universidades, centros de pesquisa estaduais e federais, empresas públicas e institutos federais, que contribuem para a formação de recursos humanos e para o avanço do conhecimento.

“Ao trabalhar em rede, esses grupos compartilham também a infraestrutura de pesquisa, resultando no melhor aproveitamento de recursos investidos”, apresenta a diretora de Redação da FAPEMIG, Vanessa Fagundes, no editorial do volume.

Acesse a edição especial da íntegra