UNIFAL-MG inaugura prédio da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica

Versão para impressãoEnviar por email
Solenidade foi marcada pela presença de autoridades do Estado

O dia 13 de abril de 2015 ficará na história da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (NidusTec) da UNIFAL-MG, como o dia que coroou mais uma conquista para a inovação institucional, com a inauguração do prédio “G”, na Unidade Educacional Santa Clara em Alfenas, edifício que abrigará a equipe de trabalho e empresas incubadas.    

A solenidade, ocorrida na tarde desta segunda-feira, contou com a presença de representantes de instituições parceiras. Estiveram presentes as autoridades: o secretário do Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Miguel Corrêa da Silva Júnior; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Prof. Evaldo Ferreira Vilela; o presidente da Rede Mineira de Inovação (RMI), Prof. Renato de Aquino Faria Nunes, e o prefeito municipal de Alfenas, Maurílio Peloso.

Idealizada pela UNIFAL-MG, por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9), a NidusTec tem como missão, oferecer o apoio necessário para o desenvolvimento, crescimento e consolidação das empresas nascentes, micro e pequenas empresas de Alfenas e região, preparando-as para competir no mercado, tendo como base a difusão do empreendedorismo.

Na cerimônia de inauguração, o gerente da Incubadora, Uirá Pinheiro Soares, fez um agradecimento a todos que acreditaram na proposta de criação da NidusTec, em especial, à diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo, Profa. Marcia Paranho Veloso; ao reitor da Universidade, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; e ao prefeito municipal de Alfenas, Maurílio Peloso, por terem aceitado o desafio de implementar em Alfenas um mecanismo de apoio ao empreendedorismo, à inovação, ao desenvolvimento tecnológico e econômico da cidade e região. “A Nidustec começou agora, tem pouco mais de um ano de atividade, mas com um potencial enorme, principalmente, agora que a gente está com o nosso novo prédio, que talvez não seja só mais um prédio, mas sim a expressão de toda vontade das autoridades aqui em inovar”, disse.

Resgatando o histórico da I9 e as parcerias estabelecidas em ações empreendedoras, a diretora da Agência, Profa. Marcia, explicou que o órgão suplementar responsável pela gestão da política de inovação e pela coordenação de ações empreendedoras no âmbito da Universidade, integra a rede mineira de propriedade intelectual da Fapemig desde a sua criação. “Esta Agência, denominada I9/UNIFAL-MG, foi criada em 2006, por meio de projetos de criação e manutenção de núcleos de formação tecnológica da Fapemig, sendo oficialmente inaugurada em 2007, ainda como Núcleo de Inovação e Propriedade Intelectual. Ela foi transformada em Agência em 2011, passando a estar diretamente vinculada a Reitoria da UNIFAL-MG”, recordou.

A diretora falou também sobre a localização do prédio, onde ficará instalada a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica. “O local escolhido para construção foi estratégico, ao lado do Laboratório de Pesquisas Científicas, prédio financiado pela Finep, facilitando possibilidade de integração entre empreendedores e pesquisadores na Instituição”, explicou.

O prédio da NidusTec pode abrigar até 12 empresas, além de oferecer espaço para processos de pré-incubação.

“Tenho que destacar que as realizações para a construção da NidusTec só foram possíveis de serem alcançadas, por meio de parcerias com o município de Alfenas, principalmente, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, sob a coordenação do Sr. Fausto Costa, da Fapemig, da Sectes - por meio de projetos aprovados (o último foi em 2014), do SEBRAE-MG, para os quais dirijo os meus profundos agradecimentos e que estas parcerias sejam profícuas e duradouras”, agradeceu.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Alfenas, Maurílio Peloso, destacou a inauguração do prédio da Incubadora como um marco para empreendedores da região. “O maior empreendimento que aconteceu até os dias de hoje na nossa cidade e região foi praticado pelo grande e talentoso, Dr. João Leão de Faria, que teve a ideia inovadora, ousada e desafiadora de criar uma faculdade. Faculdade esta, que hoje, após 100 anos, inaugura este prédio com a mesma finalidade, em parceria com a Prefeitura de Alfenas, com a Sectes, a Fapemig, o SEBRAE, a FACEPE e outras parceiras, que provavelmente irão surgir”, comentou.

O presidente da Rede Mineira de Inovação ressaltou as parcerias para a consolidação da inovação e empreendedorismo nas universidades e dirigindo-se ao reitor da UNIFAL-MG, cumprimentou: “É admirável a coragem que o senhor vem demonstrando na condução dessa vertente da universidade brasileira, ainda não muito bem abraçada pelos reitores, principalmente, das universidades públicas. E digo coragem, pelo o que foi feito até agora e, principalmente, porque nesse momento de dificuldade que todos nós sabemos que o país passa, com a retração da economia, o senhor tem coragem de buscar recursos para um projeto no qual o senhor e parte de sua equipe acreditam com fervor. E o empreendedor é isso mesmo: ele visualiza as oportunidades e tenta concretizá-las, independentemente das condições atuais de realização ou não”.

Registrando o orgulho pela presença dos parceiros na cerimônia, o reitor da UNIFAL-MG fez um agradecimento especial a cada um, lembrando a contribuição "generosa" de todos para o desenvolvimento da Universidade. Prof. Paulo Márcio agradeceu também à Profa. Marcia, reconhecendo a dedicação para o sucesso do projeto. "Tenho certeza que trará ainda muitas alegrias à nossa Universidade", declarou.

O reitor falou também da importância da inovação para o desenvolvimento sustentável do país. "Estou convicto de que a inovação é, sem dúvida, o caminho para a atualidade tanto para a universidade quanto para as esferas municipais, estaduais e a própria federação, se a gente quiser de fato, compromisso sério com o desenvolvimento sustentável e, com desenvolvimento científico-tecnológico do país."

Desbravando o caminho da inovação

Na solenidade, o presidente da Fapemig destacou a satisfação de acompanhar a evolução da UNIFAL-MG. “É muito importante a gente ver esse caminho que a UNIFAL-MG honra de enfatizar o empreendedorismo, a incubação, a aceleração de empresas”, afirmou. 

Falando da infraestrutura oferecida pelo espaço físico do novo prédio da Universidade, Prof. Evaldo Vilela discorreu sobre as oportunidades que serão oferecidas aos jovens empreendedores. “Nossa juventude às vezes está presa ao diploma, mas precisa ter mais oportunidades em aprender o empreendedorismo, treinar a sua capacidade; eu acho fundamental, pois as pessoas que empreendem são mais preparadas para a vida profissional e pessoal, porque o empreendedorismo traz para as pessoas, valores que muitas vezes não se consegue de outa maneira”, disse.

Em conversa com a Assessoria de Comunicação, o presidente da Fapemig também pontou a parceria com a UNIFAL-MG. “A Fapemig tem laços muito estreitos com a UNIFAL-MG e, principalmente, em função da qualidade da UNIFAL-MG, propostas que vêm da UNIFAL-MG e o nosso reitor Paulo Márcio, faz muito bem esse elo entre o Estado e a UNIFAL-MG, que é Federal, porém, está em Minas Gerais, então a Fapemig, como um órgão de fomento do estado de Minas para a pesquisa, tem todo compromisso de apoiar as propostas meritórias que vão trazer benefícios à população”, afirmou.

Prof. Evaldo Vilela expressou ainda satisfação de participar do evento na Instituição e disse ser uma oportunidade para conhecer as demandas da Universidade. “Estar aqui na UNIFAL-MG é um prazer muito grande para a Fapemig. A gente vem aqui também para aprender as necessidades da UNIFAL-MG, para que nos possamos fomentar com recursos a melhor pesquisa, os melhores trabalhos, os talentos que têm na UNIFAL-MG, para gente completar esse desenvolvimento científico e tecnológico de Minas Gerais”, enfatizou.

Representando o Governo de Minas Gerais no evento, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, falou da busca da Secretaria por estreitar relações com a universidade e com o setor empreendedor. “Para mim é um enorme prazer como secretário de ciência e tecnologia do ensino superior, representando aqui o governador do estado, estar presente em Alfenas e na UNIFAL-MG. A UNIFAL-MG é uma grande referência que nós temos em ensino, em excelência e tem avançado muito agora para o campo da inovação, a partir das incubadoras, e nós queremos apoiar todas estas iniciativas. Nós do Estado só temos que abraçar uma causa tão nobre e apoiar”, assegurou.

Para o secretário, o maior legado para enfrentar esse período de crise é reunir universidades e empreendedores. “O objetivo dessa nova gestão é fazer com que todas as agências - a força econômica do estado - se voltem para as ações estratégicas e uma das ações mais estratégicas é a inovação”, salientou. “O professor Renato nos deixa claro da importância de desbravarmos o futuro e os próximos anos com rumo à inovação, então, eu quero desejar muito sucesso às empresas incubadas agora, pertencentes ao projeto e falar que nós, da Secretaria, estamos à disposição para dialogar com vocês”, completou.   

Galeria de imagens