UNIFAL-MG ocupa a 62ª posição entre as melhores universidades brasileiras

Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia estão entre os 15 melhores cursos do país

No Ranking Universitário Folha (RUF) - 2016 divulgado na segunda-feira, 19/09, a UNIFAL-MG foi elencada na 62ª posição como melhor universidade brasileira e no 10º lugar, entre as melhores instituições de Minas Gerais. Em relação ao ano passado, a Universidade subiu seis posições entre as instituições brasileiras e uma colocação entre as avaliadas em Minas Gerais.

Os melhores cursos de graduação do país também foram classificados pelo ranking, segmento em que três cursos da Instituição ocuparam posições entre os 15 melhores do país: Biomedicina (13º lugar), Farmácia (14º lugar) e Fisioterapia (15º lugar).

Realizado anualmente pelo jornal Folha de S. Paulo, o ranking contempla 195 universidades do Brasil e considera indicadores de Ensino, Mercado, Pesquisa, Internacionalização e Inovação. Neste ano, a pontuação da UNIFAL-MG foi de 60,44, sendo a Pesquisa, o indicador de maior impacto da Universidade, situando a Instituição na 48º posição no país.

Desde 2013, o RUF passou a incluir o critério de desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Nesse quesito, a UNIFAL-MG alcançou a nota 3,42.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, de periódicos científicos, bem como em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.

No ranking de cursos, são avaliadas as 40 carreiras de maior demanda no país, de acordo com o Censo do Ensino Superior de 2014. Nessas listagens, são consideradas todas as instituições de ensino superior (universidade, centro universitário ou faculdade) que oferecem os cursos. Essa avaliação fundamenta-se em dois indicadores: Qualidade do ensino e Mercado de trabalho.

Confira o Ranking Universitário Folha 2016

Relembre a divulgação do ranking nos anos anteriores: