UNIFAL-MG participa da 3ª Campanha de Descarte de Lixo Eletrônico de Alfenas

Uma caçamba será disponibilizada na sede para recolher os resíduos

Acontecerá de 22/05 a 02/06, a 3ª edição da Campanha de Descarte do Lixo Eletrônico de Alfenas, organizada pelo vereador Waldemilson Gustavo Bassoto junto ao Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema) e as universidades: UNIFAL-MG e UNIFENAS.

Escolas da rede pública e particular participarão da campanha em uma gincana escolar. As escolas interessadas deverão trabalhar o assunto internamente junto a seus alunos e comunidade escolar, promovendo a coleta dos resíduos eletrônicos entre o período de 22 a 30/05. Para isso, as escolas contarão com o apoio de acadêmicos que irão orientar professores e alunos sobre o tema.

No dia 31/05, a partir das 7h, as equipes da Campanha de Descarte do Lixo Eletrônico iniciará a contagem e também a conferência da pontuação de acordo com uma tabela estabelecida pela organização. Após a contagem da equipe na escola, caso ocorra a chegada de mais materiais, estes não serão mais computados, mas da mesma forma serão devidamente descartados.

No dia 01/06, os materiais eletrônicos arrecadados serão recolhidos pela organização. A escola vencedora da gincana terá a responsabilidade de decidir internamente e indicar qual sala mais se destacou, para que possam receber a premiação.

Para tornar a competição mais justa, esse ano será realizada uma média per capta (por quantidade de alunos) com o somatório de pontos total da escola. A escola campeã receberá o certificado de vencedora no evento de encerramento da 2ª Semana do Meio Ambiente, no dia 05/06, às 14h, no auditório Dr. João Leão de Faria, na UNIFAL-MG, onde as escolas poderão levar uma turma para participar das atividades que acontecerão no evento. Na ocasião, será anunciada a escola campeã, que indicará a sala que mais se destacou para receber o prêmio de um passeio, incluindo piquenique no zoológico de Varginha, no dia 21/06.

A população em geral também poderá levar seu lixo eletrônico em dois pontos de coleta: Câmara Municipal (SERAC) e na UNIFAL-MG. A partir do dia 22/05, uma caçamba será disponibilizada em frente ao prédio da Faculdade de Nutrição (H) para recolhimento de materiais.

Com o dinheiro arrecadado com os materiais recolhidos, a empresa responsável realizará a compra de cestas básicas, que serão doadas para a instituição dos Vicentinos de Alfenas.

Ao todo, já foram descartados de maneira correta cerca de 10 toneladas de lixo eletrônico nas edições anteriores da campanha.

Informações: Julieta Aparecida Moreira Rodrigues, servidora da UNIFAL-MG, integrante da equipe de coordenação da 3ª Campanha de Descarte do Lixo Eletrônico de Alfenas