UNIFAL-MG participa de debate na Andifes sobre financiamento sustentável

Reitor e pró-reitor foram expositores em seminário realizado em Brasília

O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, e o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Prof. Tomás Dias Sant’Ana, participaram do seminário “O Financiamento Sustentável da Universidade Federal”, promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), no dia 16/12, em Brasília-DF.

Durante o encontro, Prof. Paulo Márcio participou de mesa-redonda com o secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Pereira Farias, fomentando o debate sobre o tema “Como financiar os grandes grupos de despesas: Terceirização, Expansão, Assistência Estudantil, Pesquisa e Manutenção Predial”.

Na oportunidade, o reitor expôs o que a Matriz Andifes financia; a composição da Unidade Básica de Custeio; e também alguns desafios e estratégias para que as universidades possam diminuir o impacto da terceirização, as demandas específicas de cada IFES relacionadas à recuperação predial e deficiências nas infraestruturas, e financiar o aumento de gastos gerado pelas atividades de pesquisa.

Como coordenador nacional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad), Prof. Tomás falou sobre fundamentos e aspectos indutores da Matriz Andifes/ Matriz de Orçamento - Outros Custeio e Capital (OCC) na mesa-redonda “Um novo modelo de Matriz: Preservar o sistema, reconhecer a diversidade e induzir a eficiência de gestão”.

Para explicar o modelo de distribuição de recursos, Prof. Tomás ressaltou que o objetivo da Matriz OCC, que é construída com a participação do MEC, Andifes e Forplad, é estabelecer critérios para distribuir os recursos a fim de garantir o funcionamento das universidades federais.

O pró-reitor enfatizou que o critério utilizado para o cálculo na distribuição do orçamento de custeio e capital para cada universidade leva em consideração o indicador do aluno equivalente mais o índice de qualidade e produtividade.

Além dos temas ministrados pelos gestores da UNIFAL-MG, o seminário contou também com discussões envolvendo “A universidade do futuro – Manutenção, Expansão, Inclusão e Excelência: perspectivas e propostas de financiamento” e “Autonomia universitária e eficiência no gasto público”.

Fotos: Andifes