UNIFAL-MG participa de eventos internacionais do Grupo Coimbra

Reitor esteve no Reino Unido fomentando a internacionalização universitária
Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva com colegas reitores e o embaixador do Brasil em Londres, Eduardo dos Santos

A UNIFAL-MG esteve presente no 7º Seminário Internacional e na 8ª Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras que ocorreram na Universidade de Manchester no Reino Unido, no mês de outubro, com o objetivo de fomentar a internacionalização universitária por meio de programas, projetos e ações associadas à cooperação internacional.

O reitor da Universidade, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, que integra a Diretoria da associação no triênio 2015-2017, como 3º vice-presidente, marcou presença nos eventos que tiveram como tema central “Educação Superior, Inovação e Internacionalização”.

Durante a assembleia, foi realizada a cerimônia de assinaturas de Acordo de Cooperação entre o Grupo Coimbra e as universidades: Especializada das Américas - UDELAS (Panamá), a Autonoma de Chihuahua (México) e a de Acalá (Espanha).

No dia 30/10, em reunião realizada em Londres, o reitor participou também do 1º Encontro de Reitores Brasil - Reino Unido, que reuniu dirigentes das instituições filiadas ao Grupo Coimbra e representantes de instituições inglesas, como as universidades de Cambridge, Oxford, College London e Imperial College London. Neste dia também, os reitores brasileiros foram recebidos pelo embaixador do Brasil em Londres, Eduardo dos Santos, na residência oficial do diplomata.

De acordo com Prof. Paulo Márcio, participar da missão ao Reino Unido possibilitou não apenas aproximar a UNIFAL-MG das grandes universidades europeias, como também perceber o interesse dessas instituições em consolidar cooperação internacional com as universidades que integram o Grupo Coimbra.

Na oportunidade, foram feitos contatos com diversas universidades nas áreas de Farmácia, Química, Engenharia Química, Ciências Humanas e Sociais. Entre elas:

• Universidade do Porto (Portugal): Fernando Remião;
  • Universidade de Strathclyde (Glasgow – Escócia): Atilla Incecik;
  • Universidade de Alcalá: Fernando Galván;
  • Universidade de Northumbria (Newscatle – Inglaterra): Jon Reast;
  • Universidade de Brunel (Londres): G. J. Rodgers.

A integração da UNIFAL-MG ao Grupo Coimbra possibilita o acesso a programas de mobilidade internacional como o BRAMEX (Programa de Intercâmbio Estudantil Brasil-México), o BRACOL (Programa de Intercâmbio Estudantil Brasil-Colômbia), o BRAPER (Programa de Intercâmbio Estudantil Brasil-Peru), o PLI (Programa de Licenciaturas Internacionais) e também o PAEC (Programa de Alianças para a Educação e Capacitação), desenvolvido em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA).

No segundo semestre de 2015, a UNIFAL-MG recebeu os estudantes colombianos Jhonn Anderson Romero Peña da Corporation Universitaria Minuto de Dios (Uniminuto) e Jean David Varilla González da Universidad de Córdoba (Unicordoba), participantes do programa BRACOL, conforme noticiado em UNIFAL-MG recebe estudantes colombianos para intercâmbio.

Para 2016, está prevista a vinda da acadêmica colombiana Cindy Juliet Christancho Ortiz, que realizará o doutorado em Química na Instituição, por meio do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação, em parceria com a Organização dos Estados Americanos.

Durante os eventos no Reino Unido, foi deliberado que em 2016, o 8º Seminário Internacional e a 9ª Assembleia Geral do Grupo Coimbra acontecerão na Universidade de Parma, na Itália.

GRUPO COIMBRA

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) tem a finalidade de promover a integração interinstitucional e internacional, mediante programas de mobilidade docente e discente, contribuindo para o processo de internacionalização soberana da rede universitária nacional com suas contrapartes estrangeiras. Foi constituído como associação de dirigentes universitários em 27 de novembro de 2008, em solenidade acadêmica no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Coimbra. É composto por 70 universidades brasileiras, sendo 50 federais, 14 estaduais e seis confessionais e comunitárias, comportando a quase totalidade (98%) dos programas de Pós-Graduação stricto sensu e dos grupos de pesquisa consolidados (94%) no país.

Fotos: Grupo Coimbra e arquivo pessoal do reitor