UNIFAL-MG participa do projeto "Vivências e Estágios na Realidade do SUS"

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Acadêmico Luiz Felipe de Paiva Lourenção conheceu diferentes realidades em Imperatriz-MA

A UNIFAL-MG, representada pelo aluno do curso de Nutrição, Luiz Felipe de Paiva Lourenção, estagiário da Nutrição Clínica da Prace/CIAS, marcou presença na segunda edição do projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), que aconteceu entre os dias 06 e 17/01, em Imperatriz-MA.

Organizado pelo curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a edição do projeto englobou as áreas de formação do SUS, destacando os eixos de Sociedade e Cidadania, Redes de Atenção à Saúde e o Papel do Sujeito na história.

Nos 11 dias de convivência, o foco foi a interação, a união e coletividade dos participantes, além de promover a vivência a novas realidades em diferentes comunidades como terras indígenas, assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Catadores de Lixo, População Ribeirinha, Terreiro de Candomblé e Umbanda favorecendo a (des) construção de muitos militantes.

“Lá vimos uma realidade totalmente distinta do nosso cotidiano e com certeza foi um choque de realidade na vida de muitos”, afirmou Luiz Felipe.

De acordo com o acadêmico, os estágios e vivências constituem importantes dispositivos que permitem aos participantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde, entendido enquanto princípio educativo e espaço para desenvolver processos de luta dos setores no campo da saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos ético e politicamente com as necessidades de saúde da população.

“O projeto VER-SUS/Brasil, enquanto dispositivo, pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações”, diz.

O VER-SUS possibilita o despertar de uma visão ampliada do conceito de saúde, abordando temáticas sobre Educação Permanente em Saúde, quadrilátero da formação, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, Redes de Atenção à Saúde, reforma política, discussão de gêneros, movimentos sociais, questões que estão intrinsecamente relacionadas à saúde, ao SUS.

Após a experiência em Imperatriz, Luiz Felipe diz que buscará implantar o projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde em Alfenas. "Nossa intenção é tentar trazer uma versão do VER-SUS para Alfenas, durante as férias de julho", afirmou. 

Para mais detalhes, acesse o Relatório de Vivência do aluno

Assista também a uma reportagem sobre o projeto realizada pela TV local:

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