UNIFAL-MG promove 3ª Semana da Matemática

Durante o evento, também foi realizado o 2º Workshop de Estatística Aplicada e Biometria

Minicursos, oficinas, mesas-redondas, palestras e conferências marcaram a 3ª Semana da Matemática e o 2º Workshop de Estatística Aplicada e Biometria realizados na UNIFAL-MG, de 26 a 28/08.

Promovido pelo curso de Licenciatura em Matemática e pelo Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria, o evento buscou uma maior interação entre os alunos de graduação, os professores de ensino básico, os professores de ensino superior e os alunos de Mestrado.

Para compartilhar experiências nessas duas áreas, a Comissão Organizadora, formada pelos professores do Instituto de Ciências Exatas, Luiz Alberto Beijo, Fabricio Goecking Avelar, Denismar Alves Nogueira, Adriana Dias, Evandro Monteiro e José Carlos de Souza Júnior, propôs uma programação diversificada com convidados da Universidade e de outras instituições do país.

A palestra de abertura foi proferida pelo docente da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Prof. José Aírton Nunes, que falou sobre o tema “Estatística e o Melhoramento Genético”.

No dia 27/08, a programação contou com a Conferência de Estatística e Conferência de Matemática com apresentação oral de trabalhos.

Estatística:

• "Modelagem do crescimento da aprendizagem nos anos iniciais com dados longitudinais da pesquisa GERES"
  • "Análise de Arquétipos e Componentes Principais na Avaliação Sensorial de Bebida Láctea Achocolatada"
  • "Priori de Jeffreys no ajuste da isoterma de Langmuir"
  • "Um estudo sobre o uso da Regressão Ponderada para dados Heterocedásticos"

Matemática:

•  "O Não Uso de Materiais Concretos na Prática Pedagógica"
  • "O uso do Quincunx como recurso para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Probabilidade e Estatística"
  • "Dinamizando a matemática"
  • "Espaços de Hilbert de Reprodução e aproximação de soluções de equações integrais de Volterra"

O curso de Matemática (Licenciatura) teve início da UNIFAL-MG no segundo semestre de 2006, com a primeira turma formada no primeiro semestre de 2010. O principal campo de atuação dos egressos deste curso é o ensino de Matemática para alunos do Ensino Fundamental e Médio. O egresso tem ainda a possibilidade de seguir seus estudos em cursos de especialização, mestrado e doutorado na área de Matemática ou em áreas correlatas. Dentre as opções para os egressos do curso de Licenciatura em Matemática continuarem os seus estudos, está o Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria da UNIFAL-MG, criado em 2012, que conta com cinco dissertações defendidas até o momento.

Galeria de imagens

Com informações da Comissão Organizadora, link: http://www.unifal-mg.edu.br/extensao/?q=2416_iii_semmat_apres