UNIFAL-MG promove a 8ª Semana Nacional de Museus

Versão para impressãoEnviar por email
O evento foi realizado entre os dias 09 e 15/05

O Museu da Memória e Patrimônio realizou a 8ª Semana Nacional de Museus na UNIFAL-MG entre os dias 09 e 15/05, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18/05).

Na abertura, após a apresentação “Saudemos Oh! João Gostoso!”, feita por Leandro de Souza e crianças da Associação Cáritas, foi proferida uma conferência pela professora licenciada Olga Nazor, presidente do Subcomitê Regional de Museologia para a América Latina e Caribe – ICOFOM LAM e docente da Universidade Nacional de Avellaneda em Buenos Aires.

Após a conferência, foram lançados os seguintes livros: Catálogo “Plantas Medicinais e Medicina Tradicional na Pérsia Antiga” e Cartilha do Projeto “Museu de Cada Um, Patrimônio de Todos Nós: brincando de construir ideias sobre Museus e Patrimônios no Sul de Minas Gerais”, ambos de autoria do Museu da Memória e Patrimônio; “Antiguidade Tardia e o fim do Império Romano”, de Cláudio Umpierre Carlan e Pedro Paulo Abreu Funari; e “Constantino e o Triunfo do Cristianismo na Antiguidade Tardia”, de Jefferson Ramalho, Pedro Paulo Abreu Funari e Cláudio Umpierre Carlan.

Nos dias 10 e 11/05 foram realizadas mesas de experiências, apresentações de trabalhos enviados e publicados nos anais do evento, com a coordenação da museóloga Silvilene de Barros Ribeiro Morais. Além disso, foi iniciada a oficina de Conservação e Restauro, ministrada por Sandra Fosque, diretora de Promoção e Extensão Cultural, e Carolina Concesso, professora de Arte e Restauro, área de Papel (FAOP/UFOP), sobre conteúdos teóricos e introdutórios de conservação e restauração.

Para encerrar a semana, entre 13 e 15/05 foi realizada a visita técnica à cidade histórica de Paraty, tombada pelo IPHAN em sua totalidade, contando com 48 participantes representando os seguintes cursos: História, Ciências Sociais, Biotecnologia, Odontologia, Biologia, Geografia e membros da comunidade externa. O grupo, guiado pelos representantes do Museu de Arte Sacra - o diretor Julio Cezar Neto Dantas e os funcionários Igor Maia e Caio Leite - visitou os seguintes espaços: Centro Histórico de Paraty (incluindo os 06 passos da paixão), Casa da Cultura, Museu de Arte Sacra e Forte Defensor Perpétuo.

Para mais detalhes e fotos, acesse: http://www.unifal-mg.edu.br/museumpunifal/viii-semana-de-museus

Informações: Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG