UNIFAL-MG realiza atividades para celebrar Dia Nacional do Surdo

Versão para impressãoEnviar por email
Alunos da Escola Municipal Tancredo Neves visitaram o Museu de História Natural

O Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro, foi comemorado com atividades na Universidade. 

A professora de Libras da UNIFAL-MG, Thaís Magalhães Abreu, e o tradutor intérprete de Linguagem de Sinais, Henrique Teles dos Santos, estiveram na exposição do Museu de História Natural acompanhados de crianças da Escola Municipal Tancredo Neves, turmas do 4º e 5º anos. 

As respectivas turmas têm aulas de Libras com a Profa. Thaís,  pois em cada turma existe uma aluna com deficiência auditiva e todas as crianças da turma, incluindo as ouvintes, estão aprendendo a Língua Brasileira de Sinais com a ela, que também é surda.

Thaís coordena e desenvolve na escola o projeto de extensão "Libras na Escola", que tem o objetivo de incentivar a cultura para a convivência e aceitação da diversidade objetivando a eliminação das barreiras atitudinais e educacionais para o recebimento efetivo dos surdos na sociedade. 

"Fiquei muito feliz em ter levado as crianças no museu, principalmente pelas crianças surdas, pois proporcionou um encontro entre os pares e aprenderam muitos vocabulários novos", comentou Profa. Thaís. 

A ação foi realizada em parceria com o projeto de extensão "EducAmbiental Animal", coordenado por Julieta Aparecida Moreira Rodrigues. 

Galeria de imagens

Com informações e fotos: Julieta Aparecida Moreira Rodrigues, servidora da UNIFAL-MG, coordenadora do projeto EducAmbiental Animal