UNIFAL-MG recebe avaliadores do Inep para recredenciamento da Instituição

Versão para impressãoEnviar por email
Visitas às instalações e reuniões com a comunidade acadêmica fizeram parte das atividades

A UNIFAL-MG recebeu de 13 a 16/02, a visita da Comissão de Avaliadores para fins recredenciamento, instituída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A visita integra o processo que avalia as condições de gestão da Universidade.

Formada por três membros, a comissão observa aspectos de infraestrutura, pedagógicos e administrativos da Instituição, avaliando, ao todo, dez dimensões, dentre as quais: a missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); planejamento e autoavaliação; as políticas para o ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão; a responsabilidade social da Instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural; as políticas de atendimento aos discentes, bem como atualização e ampliação do acervo bibliográfico e serviços da biblioteca, sustentabilidade financeira, corpo docente e comunicação com a sociedade.

As atividades tiveram início na segunda-feira, 13/02, quando os avaliadores, professores Cacilda Soares de Andrade (UFPE), Juarez Patrício de Oliveira Junior (UFG) e Maria Lucia Accioly Teixeira Pinto (UFPR), foram recebidos pelos dirigentes da Universidade para apresentação da comissão e da proposta de atividades.

O cronograma dos quatro dias de trabalho envolveu visita às instalações da UNIFAL-MG, para conhecer salas de aula e laboratórios, salas de docentes e coordenações, ambientes administrativos, secretaria acadêmica e biblioteca; reuniões com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o corpo docente, com coordenadores de curso, com os técnico-administrativos e com os discentes.

A previsão é de que nos próximos dias, o Inep encaminhe à Universidade o relatório da avaliação, cujo análise conduzirá ao ato de recredenciamento com seu Conceito Institucional (CI).

Avaliação Externa

A avaliação compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), juntamente ao relatório produzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e com o processo de avaliação dos cursos de graduação, em que são analisados pedidos de reconhecimento e renovação de reconhecimento, além do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Galeria de imagens