UNIFAL-MG recebe Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas

Corpo docente do curso de Medicina se reuniu com avaliadoras do MEC

O curso de Medicina da UNIFAL-MG recebeu entre os dias 22 e 23/06, a quinta visita da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (CAMEM) do MEC, representada pelas professoras, a médica Oscarina da Silva Ezequiel (FAMED – UFJF) e a médica Rosana Alves (Medicina da UFES). O objetivo da CAMEM é acompanhar o curso de Medicina e auxiliar a Coordenação, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e o Colegiado de curso, na implantação de um curso de Medicina baseado na comunidade, atendendo assim com excelência a comunidade local e propiciando melhorias na saúde de Alfenas e região.

No primeiro dia, foram realizadas reuniões com o Núcleo Docente Estruturante, nas quais foram discutimos temas referentes ao Projeto Político Pedagógico e o desenvolvimento das disciplinas e de metodologias ativas de ensino. A CAMEM também se reuniu com os docentes de áreas básicas e clínicas, oportunidade em que destacou a importância da integração básico-básico, básico-clínico, clínico-básico e clínico-clínico no desenvolvimento da proposta curricular.

No dia 23, as avaliadoras visitaram os Laboratórios de Habilidades e Práticas Simuladas no Prédio S, os laboratórios de Anatomia, Histologia, Genética do Prédio N, além das salas de Bases Integradas da Medicina (Grupos Pequenos), a sala para o Mentoring do curso, a sala do Programa de Apoio a Educação Médica (PROEM) e as salas dos docentes das áreas clínica, também localizadas no Prédio N.

Acompanhadas pelo coordenador do curso, Prof. Roberto Conde Santos, pela vice-coordenadora, Profa. Evelise Aline Soares e pelo Prof. Geraldo José Medeiros Fernandes, presidente da Comissão de Implantação do curso e atual membro do Colegiado, as professoras visitaram também as obras para o curso de Medicina na Unidade Educacional Santa Clara, onde já está em fase de finalização a construção de dois prédios para a graduação médica: o prédio onde ficarão os laboratórios de habilidades, comunicação e práticas simuladas das Bases das Técnicas Clínicas (BTC) e o ambulatório para atendimento médica na atenção secundária.

Em seguida, a comissão se reuniu com o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, para discutir os avanços do curso e as necessidades futuras. A visita foi encerrada no período da tarde com uma reunião de fechamento com os membros do NDE e o Colegiado do curso.

“As visitas da CAMEM são de extrema importância para o curso de Medicina, pois através das orientações da equipe podemos perceber que o curso está no caminho certo para somar aos demais cursos de excelência da UNIFAL-MG”, destacou Profa. Evelise.

Galeria de imagens

Informações e fotos: Evelise Aline Soares, professora/vice-coordenadora do curso de Medicina da UNIFAL-MG