UNIFAL-MG recebe doação de obras acadêmicas clássicas de professor de Alfenas

Coleções foram doadas por intermédio do Instituto de Ciências Humanas e Letras
Cecília Freitas (Biblioteca), Prof. Romeu Silva (ICHL), Fátima Goiatá e Marcela Borges (Biblioteca), Prof. Messias Telecesqui,
Prof. Paulo Romualdo e Prof. Paulo Denisar (ICHL), Ronan Gondim (Biblioteca), Prof. Sandro Cerveira (ICHL) e Marlom da Silva (Biblioteca)

A UNIFAL-MG, por meio do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), recebeu uma doação de obras acadêmicas clássicas, cedida pelo professor de Ciências Sociais e História, Messias Simão Telecesqui, que lecionou muitos anos em Alfenas.

O ato de recepção foi realizado na tarde de terça-feira, 12/05, na Biblioteca Central, onde o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Prof. Paulo Denisar Fraga, contou um pouco sobre a vida acadêmica do professor Messias, hoje aposentado, que foi também docente do cursinho pré-vestibular oferecido pela antiga EFOA e professor de alguns dos atuais docentes e secretárias do Instituto.

Durante a cerimônia simbólica, o diretor destacou a relevância do gesto do professor e das obras para a Universidade. “Os livros, sobretudo os das coleções ‘Os Pensadores’ e ‘Os Economistas’, estão entre as mais importantes e referenciadas coleções de obras acadêmicas clássicas já publicadas no Brasil, que o Prof. Messias, muito gentilmente, doou à UNIFAL-MG por meio do ICHL, e que hoje, na presença dos bibliotecários da nossa Instituição, nós estamos entregando oficialmente à UNIFAL-MG”, enfatizou.

Atendendo ao pedido do Prof. Walter Francisco Lowande, do ICHL, que foi aluno do Prof. Messias e que atualmente se encontra em doutoramento na Universidade de Massachusetts, na cidade de Dartmouth, nos Estados Unidos, o Prof. Paulo Denisar homenageou o Prof. Messias reproduzindo mensagem do Prof. Walter sobre seu ex-professor, representando, com isso, aqueles que na UNIFAL-MG foram seus alunos: “Eu tive aulas de História com o Prof. Messias quando eu ainda era aluno do Cursinho Comunitário da EFOA, no qual ele lecionava. Foi ele que incutiu em mim o gosto pela disciplina à qual hoje me dedico inteiramente. Depois, ainda tive a oportunidade de estagiar em suas aulas no Colégio Objetivo (hoje Logos), em Areado e, mais uma vez, pude aprender com ele valiosas lições práticas sobre o ensino da História”, escreveu o Prof. Walter, frisando ainda ser este “um ato de generosidade que terá grande valor para a formação de nossos discentes, haja vista a reconhecida qualidade desses dois conjuntos de obras.”

Na sequência, em nome da Biblioteca Central, o responsável técnico pela Seção de Livros, Ronan Lázaro Gondim, agradeceu a doação das obras clássicas, ressaltando a contribuição das mesmas para o progressivo enriquecimento do acervo da Biblioteca na área de Humanas.

O chefe do Departamento de Ciências Humanas (DCH), Prof. Romeu Adriano da Silva, também registrou agradecimentos ao Prof. Messias, em reconhecimento ao seu trabalho.  “Essa doação apenas confirma a atuação dele por toda uma vida dedicada como professor da escola pública e também como pessoa atuante em favor dar transformações em geral da vida social, nas quais ele não só acredita, como atua para que isso seja, de alguma forma, concretizado”, disse.

Reiterando os agradecimentos pelo gesto de generosidade do Prof. Messias, também o vice-diiretor do Instituto, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, manifestou o quanto esses livros serão úteis não apenas para o ICHL, mas para toda a comunidade que tem acesso à Biblioteca da Instituição.

Surpreso pela homenagem e manifestações na cerimônia, o Prof. Messias agradeceu e explicou o motivo da doação à UNIFAL-MG. “Eu, na minha vida inteira, sempre estudei em escola pública, desde o primário, ginásio, universidade, eu nunca paguei um centavo de escola, e quem banca tudo isso é a própria população. Quando eu pensei isso, eu fui ver que eu fiquei 10 anos aqui dando aula, no pré-vestibular, que era EFOA em 2000, com a Profa. Hédima, e só saí quando me aposentei. Então eu parei de lecionar à noite, e falei: se eu sempre estudei em escola pública, nada mais justo que eu retribuir tudo aquilo que a escola pública me deu, que foi lecionar voluntariamente por 10 anos e fazer a doação dos livros a essa instituição que é pública”, afirmou.

Em seguida, como forma de retribuir ao gesto do professor, alguns docentes do ICHL o presentearam com obras institucionais e outras de autoria dos mesmos.

No encerramento da cerimônia, a diretora da Biblioteca Central, Fátima dos Reis Goiatá, assinou o termo de recebimento dos livros encaminhado à Biblioteca pela Direção do ICHL. A lista das publicações doadas também inclui números de periódicos de Ciências Humanas, mais especialmente nas áreas de política, história e mundo do trabalho.

SOBRE MESSIAS SIMÃO TELECESQUI

O professor Messias Simão Telecesqui é formado em Ciências Sociais e História pela Universidade de São Paulo, tendo especialização na área de Filosofia, com estudo sobre os Prolegômenos de Kant e também na área de História, sobre a Revolução Francesa e a Revolução Russa. O docente lecionou durante 34 anos e atualmente é Diretor do Sindicato dos Professores de Minas Gerais ligados às escolas particulares. Messias Telecesqui é também membro da equipe de formação política da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), professor da Escola Nacional do Partido Comunista do Brasil e presidente do Comitê de Alfenas do Partido Comunista do Brasil.