UNIFAL-MG recebe estudantes colombianos para intercâmbio

Versão para impressãoEnviar por email
Pelo Programa BRACOL, alunas da Universidade também participam de mobilidade na Colômbia
Reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, os estudantes colombianos Johnn Anderson e Jean David, e o assessor de Relações Interinstitucionais, Prof. Masaharu Ikegaki

No mês de agosto, a UNIFAL-MG recebeu dois alunos colombianos participantes do Programa de Intercâmbio de Estudantes – Brasil-Colômbia (BRACOL), o qual oferece a oportunidade para alunos de graduação cursarem um semestre em uma das instituições conveniadas, dos dois países.

Recepcionados pelo assessor de Relações Interinstitucionais, Prof. Masaharu Ikegaki, os discentes Jhonn Anderson Romero Peña da Corporation Universitaria Minuto de Dios (Uniminuto) e Jean David Varilla González da Universidad de Córdoba (Unicordoba), que cursam, respectivamente, Letras e Ciências Biológicas, receberam também as boas-vindas do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, com quem se encontraram para falar das expectativas de estudar esse semestre na UNIFAL-MG.

“É muito bom recebê-los aqui na UNIFAL-MG, vocês estão fazendo história porque são os primeiros colombianos, que participam formalmente de programa de cooperação em nossa Universidade”, ressaltou o reitor.

Entusiasmados por estarem no Brasil e com a oportunidade de estudar na Instituição, Johnn Anderson e Jean David apresentaram interesses bem definidos: aprofundar o conhecimento em suas áreas, conhecer os brasileiros e, sobretudo, aprender a língua portuguesa.

Assim como a UNIFAL-MG recebeu os estudantes colombianos, duas universidades da Colômbia também receberam estudantes da Instituição: Aline Caroline Rodrigues, do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, e Gabrielly Aparecida Araújo, do curso de Letras, foram recepcionadas na Unicordoba e Uniminuto, respectivamente.

De acordo com o Prof. Masaharu, o Programa BRACOL, que é promovido pela Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), da qual a Universidade Federal de Alfenas é signatária, visa estimular o intercâmbio discente entre alunos de graduação das universidades brasileiras e colombianas participantes, possibilitando um enriquecimento acadêmico e cultural do corpo estudantil destas instituições.

“Nos últimos anos, a UNIFAL-MG enviou centenas de estudantes para o exterior, graças ao Programa Ciência sem Fronteiras e as parcerias bilaterais com universidades estrangeiras. A recepção de estudantes e pesquisadores internacionais faz parte do processo de internacionalização da Universidade conhecida como internacionalização em casa. Isso permite que mesmo os estudantes e servidores que não têm condições de sair do Brasil possam ter contato com pessoas de outros países, tornando mais acessível o intercâmbio cultural e de conhecimento”, comentou o assessor de Relações Interinstitucionais.

Galeria de imagens

As universidades da Colômbia também noticiaram a chegada das alunas da UNIFAL-MG em mobilidade naquele país. Confira: