UNIFAL-MG recebe universitários da Colômbia e do México em mobilidade acadêmica

Seis estudantes estrangeiros desenvolvem atividades em cursos de graduação da Instituição
Estudantes do México se reúnem com a Reitoria

Neste segundo semestre de 2016, a UNIFAL-MG está recebendo seis alunos estrangeiros em mobilidade acadêmica provenientes da Colômbia e do México, que participam dos programas: Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia (BRACOL) e Intercâmbio de Estudantes Brasil-México (BRAMEX).

Da Colômbia, a Universidade recebe a estudante do curso de Pedagogia, Angie Mishelle Marin Acevedo, da Universidad Pedagógica Nacional (UPN); Angie Tatiana Rodriguez Diaz, da Fundación Universitaria de Ciencias de la Salud (FUCS), estudante do curso de Enfermagem; Andrés Alfonso Figueroa Ramírez, acadêmico de Ciências Naturais da Universidad Popular del Cesár (Unicesár), que está desenvolvendo atividades no curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) da UNIFAL-MG; e Natalia Andrea Hernández Blandón, do curso de Direito na Universidad la Gran Colombia - Seccional Armenia (UGC-Armenia), que na Instituição, cursa disciplinas do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Administração Pública e Ciências Atuariais.

Já os mexicanos, Carolina Garcia e Silvestre Gómez Pérez, cursam Mecatrônica no Instituto Tecnológico de Nuevo León, e em intercâmbio na UNIFAL-MG, desenvolvem atividades nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharia de Minas e Engenharia Química no campus Poços de Caldas. “Eu escolhi a UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas, porque quero ter conhecimento para poder aplicar automação à mineração ou extração de petróleo quando eu me formar”, comenta Silvestre.

Apontando a dificuldade com a língua como principal barreira encontrada no país, Silvestre e Carolina comentam a experiência no intercâmbio, sobre a qual afirmam ser uma das melhores de suas vidas.

“Eu estou gostando muito do Brasil. Eu adoro a comida, pessoas e os lugares maravilhosos que tem. Estou gostando muito e quero ficar mais tempo”, diz Carolina, informando que apesar de ter estudado português no México, a prática da língua no Brasil tem sido um desafio.

“O curso na UNIFAL-MG Poços de Caldas é muito legal, os laboratórios são bons e o campus é muito novo. Os professores de minhas aulas têm sido muito atenciosos para sugerir materiais ou me perguntar se eu tenho dúvidas. Os meninos da minha república me convidam para participar das suas atividades, explicando-me a linguagem e a gíria, e a cada fim de semana vamos conhecer algum lugar novo”, conta Silvestre.

Acompanhados pelo assessor de Relações Interinstitucionais, Prof. Masaharu Ikegaki e pela bolsista da Assessoria, Priscila Martins, os alunos mexicanos se reuniram com o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, e a vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo, no início de setembro, para contar como é o dia a dia no campus Poços de Caldas e falar das expectativas de estudar na Instituição.

“Participar dos programas BRACOL e BRAMEX tem sido uma estratégia da UNIFAL-MG para fomentar a sua internacionalização. Trata-se de uma ação conjunta da Pró-Reitoria de Graduação e da Assessoria de Relações Interinstitucionais com o objetivo de promover a visibilidade dos cursos de graduação da UNIFAL-MG, no cenário latino-americano, e fortalecer as relações bilaterais com esses países”, enfatiza Prof. Masaharu.

Vale lembrar que os programas BRACOL e BRAMEX  integram o Acordo de Cooperação firmado no ano de 2011, entre o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) - do qual o reitor da UNIFAL-MG integra a Diretoria como 3º vice-presidente; e a Organização dos Estados Americanos (OEA), com o apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DCE/MRE).

Assessoria de Relações Interinstitucionais acompanha universitários recém-chegados da Colômbia