UNIFAL-MG é selecionada para participar de Ação Cívico-Social da Marinha

Pela 3ª vez, a Universidade será representada na operação

A mestranda do curso de Biociências Aplicadas à Saúde da UNIFAL-MG, farmacêutica Leilane Sales de Oliveira, foi selecionada para participar da equipe da Ação Cívico-Social (ACISO) da Marinha do Brasil, a ser realizada nas Comunidades Ribeirinhas do Estado do Pará, durante o período de 17/01 a 02/02/2015.

Esta é a 3ª vez que a UNIFAL-MG participa do projeto, sendo a pós-graduanda escolhida entre alunos de 20 instituições selecionadas em todo país.

De acordo com o Prof. Tomaz Henrique Araújo, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade, que já atuou como coordenador da equipe em uma operação ocorrida em 2013, a ação consiste em levar atendimento em saúde para as comunidades menos favorecidas daquela região. “Esta é uma atividade que permite conhecer uma realidade muito diferente, não só pobre e desassistida, mas de pessoas que estão a 3 ou 4 dias distante de um hospital”, comenta.

Executada pela Marinha do Brasil em parceria com o Projeto Rondon e instituições de ensino superior, a operação conta com o apoio do Navio Auxiliar Pará, que levará as equipes até as populações ribeirinhas para realizar atendimentos, exames laboratoriais e mamografias.

Feliz com a oportunidade, Leilane se prepara para a viagem. “Estou superanimada. Entendo que será uma experiência de vida, pois o contato com outras realidades e culturas, possibilitará meu enriquecimento profissional e também pessoal”, diz.

Leilane explica que que seu trabalho será voltado para as análises clínicas, dispensação de medicamentos e também de assistência farmacêutica à população.

Na operação ocorrida no mês de julho, a Universidade foi representada pelo acadêmico Fábio Carvalho, que defendeu dissertação recentemente no Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Saúde.