UNIFAL-MG será homenageada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Reunião Especial de Plenário do dia 25/04, celebrará os 100 anos de fundação da Universidade

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) irá homenagear no dia 25/04/2014, os 100 anos de fundação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). A realização da Reunião Especial atende ao requerimento do deputado Pompílio Canavez (PT) e acontece às 10h, no Plenário Juscelino Kubitschek, em Belo Horizonte.

O Centenário da UNIFAL-MG coincide com a consolidação de sua expansão, já que os campi de Poços de Caldas e Varginha, completam cinco anos neste ano de 2014.

De acordo com justificativa do deputado Pompílio Canavez, a UNIFAL-MG é um importante polo de cultura e de produção científica não só para Alfenas e Minas Gerais, mas também para o Brasil. "A Instituição ocupa uma posição de destaque entre as universidades brasileiras, pois através de seus cursos de graduação e pós-graduação vem formando há cem anos inúmeras gerações de profissionais competentes e que têm contribuído para o progresso do País", ressaltou o parlamentar.

A UNIFAL-MG

Originalmente Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (Efoa), a UNIFAL-MG foi fundada no dia 3 de abril de 1914, por um grupo de idealistas liderado pelo Prof. Dr. João Leão de Faria e formado por Armando de Almeida Magalhães, Nicolau Coutinho e José da Silveira Barroso, com a implantação do curso de Farmácia e, no ano seguinte, do curso de Odontologia.

Em 1960, a Instituição foi federalizada pela Lei 3.854 e, em 1972, foi transformada em Autarquia de Regime Especial por meio do Decreto 70.686, o que favoreceu a implantação do curso de Enfermagem e Obstetrícia, em 1977. Durante muitas décadas, Farmácia, Odontologia e Enfermagem foram os cursos ofertados pela instituição.

Mais tarde, foram criados novos cursos, como os de Nutrição e Ciências Biológicas, favorecendo a sua transformação em Centro Universitário Federal, especializado em saúde, no ano de 2001. Quatro anos depois a Instituição ganhou o status de Universidade Federal.