Acesso remoto ao Portal de Periódicos passa a ser feito de maneira simplificada

Adesão à Federação CAFe permite acesso a esse e outros serviços

A UNIFAL-MG, por intermédio do NTI, homologou junto à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) sua participação na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é um serviço de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras através da integração de suas bases de dados. Isso significa que, por meio de uma conta única (modelo single sign-on), o usuário pode acessar, de onde estiver, os serviços oferecidos pelas organizações que participam da federação.

Dentre os diversos serviços oferecidos, merece grande destaque o Portal de Periódicos da Capes, que disponibiliza publicações de relevância nacional e internacional às instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Com a CAFe, tanto os discentes quanto os servidores da UNIFAL-MG podem acessar o acervo da Capes de qualquer lugar, mediante seu login e senha institucionais, sem a necessidade da utilização de VPN.

Para isso, siga os seguintes passos:

2 - Clique em MEU ESPAÇO (canto superior direito);
3 - No lado direito da tela, na seção Acesso remoto via CAFe, selecione a UNIFAL-MG e clique em Enviar;
4 - Você será redirecionado para a tela do IDP (autenticador) da UNIFAL-MG. Digite seu usuário e senha institucional (nome.sobrenome para servidores e matrícula para alunos);
5 - A partir deste ponto, você já se está autenticado no Portal de Periódicos da CAPES.
6 - No primeiro acesso remoto via CAFe, o sistema pode solicitar a identificação no "Meu espaço" (serviços para guardar conteúdo de interesse, inscrever-se em treinamentos agendados ou obter os certificados de participação) para vincular o seu usuário na instituição com as credenciais do Portal de Periódicos. Esse procedimento é opcional e é feito somente uma vez. Na tela apresentada, insira o nome e a senha cadastrados no serviço "Meu espaço" ou crie um novo usuário. Mais informações podem ser obtidas no tutorial disponibilizado pela CAPES.

Mais serviços

Outro serviço extremamente útil da Federação é o Filesender, que consiste em um sistema capaz de viabilizar, de maneira simples, o envio de arquivos grandes por meio de uma interface web. Como o arquivo não é enviado diretamente para o destinatário, mas sim colocado à sua disposição para download, remetente e destinatário não precisam se preocupar com as questões relacionadas aos limites de sua caixa postal ao enviar e receber o arquivo. Para mais informações, consulte o endereço: https://www.rnp.br/servicos/servicos-avancados/filesenderrnp

Informações sobre os demais serviços podem ser encontradas na seção de serviços avançados da CAFe, disponível no portal da RNP.

Informações Adicionais

Os serviços prestados pela Federação CAFe não são de responsabilidade da UNIFAL-MG, sendo geridos pelos seus responsáveis, cabendo ao NTI apenas a autenticação e validação do vínculo do usuário com a Universidade junto à prestadora do serviço.

Ao acessar a Federação CAFe, serão compartilhados seu nome, endereço de e-mail e vínculo com a Instituição. A autenticação é feita em ambiente seguro pela UNIFAL-MG, utilizando sempre criptografia. O login e senha pessoais nunca são compartilhados com terceiros. Verifique sempre se, após selecionar a UNIFAL-MG na lista de instituições credenciadas para efetuar login, o navegador é redirecionado para https://idp-cafe.unifal-mg.edu.br. Cuidado: nunca digite seus dados em páginas fora da UNIFAL-MG ou forneça-os por e-mail.

Em caso de dúvidas ou problemas, o atendimento será feito via O.S. aberta via Sistema de Ordens de Serviço.

Informações: Marcelo Penha Fernandes, diretor do Núcleo de Tecnologia de Informação da UNIFAL-MG