UNIFAL-MG integra Corredor Cultural das Universidades Públicas da região Sudeste

Projeto pretende ampliar a oferta de programação cultural das universidades

A UNIFAL-MG está participando de uma grande mobilização em torno da cultura universitária na região Sudeste. Trata-se do projeto Corredor Cultural que envolverá inicialmente 20 instituições.

Cada universidade, vai propor algumas ações para realização conjunta, para isso, será realizado um mapeamento dos coletivos culturais (grupos, artistas, entre outros) da UNIFAL-MG.

Formulado a partir de um Seminário realizado na Universidade Estadual de Campinas em agosto de 2014, o Corredor Cultural tem como objetivo principal a ampliação da oferta de programação cultural das universidades, o fomento e intercâmbio artístico de produtos culturais de estudantes e grupos universitários, a promoção de ações de extensão entre universidade e sociedade e o acesso à arte e à cultura a todos por meio da diversificação e difusão de atividades nas instituições públicas de ensino superior na região Sudeste, tais como, espetáculos, mostras, exposições, palestras, oficinas de formação e intervenções culturais produzidos ou apoiados pelas instituições integrantes do projeto.

A Universidade participou ativamente da articulação do Corredor Cultural, por meio da representação da Instituição no Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX).

As instituições integradas ao Corredor Cultural se propõem a contribuir com a programação do circuito cultural, disponibilizando projetos de arte e cultura para circulação entre as instituições da região Sudeste.

PROGRAMAÇÃO:

Como o Corredor Cultural é um projeto colaborativo entre as instituições de ensino públicas da Região Sudeste, a programação será constituída, principalmente, por projetos desenvolvidos no âmbito destas instituições, podendo ser inseridos nesse quesito projetos externos apoiados por elas.

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES: CEFET RJ; IFF; UEMG; UFABC; UFES; UFLA; UFOP; UFSCAR; UFSJ; UFTM; UFU; UFV; UFVJM; UNICAMP; UNIFAL-MG; UNIFEI e UNESP.

EQUIPE DE TRABALHO:

Direção Geral – Paulo Nunes
Direção de Produção Executiva - Ivanei Salgado
Direção Artística - Jaya Batista
Programação Visual e Divulgação – Malú Arruda e Margareth Junqueira.
Gestão da Informação - Lucas Peixoto e Marcos Luders.
Coordenação Administrativo/Financeira - Telma Resende
Coordenação de Articulação Interinstitucional - Felício Goussain Murad

Diretorias Estaduais
Espírito Santo - Rogério Borges