UNIFAL-MG celebra termo de cooperação com Universidade de Andorra

Parceria foi firmada em cerimônia simbólica realizada via webconferência

Em cerimônia simbólica realizada via webconferência, a UNIFAL-MG oficializou no dia 08/02, mais um convênio internacional. Desta vez, com a Universidade de Andorra (UDA), localizada no Principado de Andorra, entre o norte da Espanha e o sul da França.

A parceria de cooperação científica, educacional, técnica e administrativa visa promover projetos conjuntos de mobilidade acadêmica e intercâmbios entre os membros da comunidade universitária de ambas as instituições. O termo envolve a princípio, as áreas de Ciência da Computação, Enfermagem e Pedagogia e, em breve, também se estenderá para a área de Ciência e Economia.

O convênio foi assinado pelo reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, após reunião por webconferência, com o reitor da Universidade de Andorra, Prof. Miquel Nicolau, e representantes das duas instituições. “Fico muito contente que tenhamos evoluído até este momento, que de forma oficial, damos início a uma cooperação entre a Universidade de Andorra e a Universidade Federal de Alfenas”, afirmou Prof. Paulo Márcio.

Conforme conta o professor Masaharu Ikegaki, assessor de Relações Interinstitucionais, a cerimônia via web foi agendada para celebrar o termo de cooperação e também apresentar a Universidade, que a partir de agora abre suas portas para receber alunos e servidores da Universidade de Andorra e também para possibilitar o intercâmbio da comunidade acadêmica da UNIFAL-MG para aquela instituição. “A reunião por webconferência objetivou aproximar as duas instituições e possibilitou a oportunidade para a Universidade de Andorra conhecer um pouco mais a estrutura da UNIFAL-MG, bem como as nossas expectativas para essa parceria”, comentou.

Participaram do momento, a pró-reitora de Graduação, Profa. Lana Ermelinda da Silva dos Santos, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Eva Burger; o assessor de Relações Interinstitucionais, Prof. Masaharu Ikegaki, acompanhado pela bolsista da Assessoria, Priscila Martins, e, também, representantes das áreas de interesse dessa parceria: o coordenador do curso de Ciência da Computação, Prof. Ricardo Menezes Salgado, e o representante do curso de Enfermagem, Prof. Murilo César do Nascimento.

Após apresentar a Instituição, o Prof. Paulo Márcio assinou os documentos que já tinham sido assinados pelo reitor da Universidade de Andorra, Miquel Nicolau, e encaminhados à Assessoria de Relações Interinstitucionais da UNIFAL-MG. “Consideramos firmado esse nosso termo de cooperação e muito mais que isso, o nosso compromisso de trabalharmos ativamente para que essa cooperação não seja uma cooperação apenas no papel, mas que seja, efetivamente, o início de uma profícua cooperação entre Andorra e Alfenas, e que isso possa render os melhores frutos para o desenvolvimento de nossas instituições”, celebrou a parceria, o reitor da UNIFAL-MG.

Agradecendo a atenção da UNIFAL-MG e a disponibilidade para essa parceria, o reitor da Universidade de Andorra disse: “Estou convencido de que esse acordo será sim um acordo de muito futuro, não só no papel e eu gostaria de agradecer as possibilidades e expressar o meu desejo de conhecer a sua instituição”.

O professor Miquel Nicolau comentou ainda que há muitas outras áreas de interesse envolvendo as duas instituições, para além das graduações e licenciaturas, podendo abranger também o intercâmbio de membros do quadro administrativo das duas universidades. “Junto a esse acordo pode haver muitos acordos adicionais porque há muitas áreas de pesquisa afins”, comentou.

O acordo entre as duas instituições é resultado de uma negociação que teve início em novembro de 2016, quando o reitor da UNIFAL-MG participou na Cidade do México, da 2ª II Cumbre de Presidentes de Consejos de Rectores de la Unión Europea, América Latina y El Caribe, representando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), ocasião em que teve oportunidade de conhecer o reitor da Universidade de Andorra.

Vale lembrar que o professor Paulo Márcio é o atual 1º vice-presidente da Andifes.