Universidade marca presença em evento sobre Citogenética e Citogenômica

Versão para impressãoEnviar por email
Equipe do Laboratório de Genética Humana da UNIFAL-MG participou de reunião em Londrina-PR

Membros da equipe científica do Laboratório de Genética Humana da UNIFAL-MG se fizeram presentes na 5ª Reunião Brasileira de Citogenética e Citogenômica, evento realizado pela Sociedade Brasileira de Genética (SBG),  que acontece a cada dois anos e concentra os maiores especialistas em Citogenética e Citogenômica no país. Nesta edição, a reunião foi sediada pela Universidade Estadual de Londrina, com o apoio do CNPq e da Capes.

A Citogenética é a especialidade da Genética que tem como alvo de estudo a estrutura e função dos cromossomos, além do entendimento das suas variações nos processos de especiação e o seu papel na patogênese de inúmeras condições genéticas. Com o avanço das modernas técnicas da genética molecular, em larga escala, tais como a análise de microarranjos e o sequenciamento de nova geração, tem surgido a Citogenômica, especialidade que oferece uma maior resolução e escala para a detecção de alterações cromossômicas de alto impacto clínico, propondo nos atentar não apenas aos resultados microscópicos, mas também aos dados genômicos dos nossos pacientes.

Realizado na cidade de Londrina-PR, entre os dias 30/04 e 02/06, se fizeram presentes as discentes Ana Laura Pires de Oliveira e Ilze Mari Olivi Gomes, do curso de Biotecnologia, junto ao Prof. Angel Mauricio Castro Gamero, docente de Genética da Instituição e coordenador do Laboratório de Genética Humana da Universidade.

O trabalho de iniciação científica da aluna Ilze Olivi, intitulado “Impacto da inibição de survivina na heterogeneidade e instabilidade cromossômica em glioblastoma”, foi selecionado para apresentação na modalidade de pôster durante o evento, que contou com a participação de inúmeros especialistas no país na área da Citogenética Vegetal, Animal e Humana. O trabalho da aluna representa o primeiro de muitos outros que procuram descobrir os mecanismos genéticos pelos quais as células tumorais são cromossomicamente instáveis, apresentando um comportamento cada vez mais infiltrativo e maligno, possibilitando assim, encontrar novas e mais eficientes estratégias terapêuticas.

"Essa participação tem sido muito importante para a equipe toda, em vista de que durante os quatro dias do evento, foram abordados e, amplamente discutidos, assuntos nas áreas da citogenética clínica, citogenética oncológica e aconselhamento genético, todos estes, representativos das linhas de pesquisa da equipe científica do Laboratório de Genética Humana da nossa Universidade", conta Prof. Maurício. De acordo com o professor,  esta participação tem possibilitado apresentar também a contribuição acadêmico-científica  da UNIFAL-MG em eventos de porte nacional, fortalecendo a representatividade da Universidade perante diversas instituições do país todo. "Essa representatividade tem permitido a geração de novas parcerias e colaborações importantes entre o Laboratório de Genética Humana da nossa Instituição e diversos especialistas de Laboratórios e centros de excelência em Genética Humana do nosso país", comenta.

Com informações e fotos: Angel Mauricio Castro Gamero, docente de Genética da Instituição e coordenador do Laboratório de Genética Humana da UNIFAL-MG