Universidade participa do Campus Party em Brasília

Versão para impressãoEnviar por email
Durante evento, professor do campus Varginha ministrou palestra sobre Internet das Coisas
Prof. Hélio Lemes falando sobre tecnologia na Campus Party Brasília

Cerca de 70 mil pessoas passaram pelo Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, de 14 a 18/06. Foram conferir a primeira Campus Party do Distrito Federal. No palco principal e secundários, palestrantes nacionais e internacionais garantiram o alto nível do evento. A UNIFAL-MG foi representada pelo professor Hélio Lemes, do campus Varginha, que na oportunidade, ministrou palestra sobre o tema "A Experiência do Usuário na Internet das Coisas" (UX in IoT).

Esta edição contou também com a participação de Richard Stallman, fundador da Free Software Foundation; o engenheiro da NASA Gabe Gabrielle; Matthew F Reyes, consultor da NASA; Ricardo Cappra, cientista de dados que participou de projetos para Barack Obama, Microsoft, Globo, etc; Horst Hörtner, artista multimídia, criador de show de drones, pesquisador e expert em design de interação humano-computador e Hélio Lemes, professor da Unifal, especialista em inovação e tecnologia.

Prof. Hélio abordou a Internet das Coisas e como os humanos vão interagir com os objetos que estarão todos conectados, trocando informações entre si e resolvendo problemas do dia a dia. Uma das propostas apresentadas pelo palestrante para resolver o problema da interação humano-computador foi a abordagem da Calm Technology: menos interrupções e menos stress para os usuários. Uma vez que os computadores estarão onipresentes, que sejam então imperceptíveis, trabalhando a nosso favor e não criando distrações inúteis para o nosso cotidiano.

Mais informações sobre a palestra no site da Campus Party.

Com informações e fotos: Hélio Lemes Costa Jr., professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, campus Varginha
Notícia original disponível em: http://ocaradainovacao.blogspot.com.br/2017/06/prof.html