Universidade realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Escolas de Educação Básica poderão visitar a UNIFAL-MG de 24 a 27/10

A UNIFAL-MG sedia a partir da noite desta terça-feira, 24/10, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que nesta edição, traz como tema “A Matemática está em tudo”.

Sob a coordenação local da professora do Instituto de Química, Márcia Regina Cordeiro, o evento integra as ações nacionais promovidas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, por meio de eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

Na programação da Semana na UNIFAL-MG, que vai até 27/10, estão previstos: Feira de profissões; Visitas guiadas aos laboratórios; Minicursos, Oficinas e Palestras voltados aos Professores da Educação básica; Atividades expositivas (experimentos, exposições, oficinas, maquetes, jogos, teatros, etc); Apresentações culturais, entre outras.

A abertura acontece na noite desta terça-feira, 24/10, com a palestra do professor Guilherme Henrique Gomes da Silva, “A Matemática está em tudo e pode ser para todos”.

Confira o que vem por aí:

Eventos na quadra desportiva:

- Estande da Química Bacharel
- Enfermagem (PET, Atlética, e apresentação do curso)
- Dobrando papel e contando histórias
- Educação matemática, atividades investigativas e terceira idade

Laboratórios abertos à visitação:

- Botânica, Herbário, Zoologia, Limnologia
- Botânica, Herbário, Zoologia, Coleção Herpetológica
- Botânica, Herbário, Zoologia, Limnologia, Biogen
- Botânica, Herbário, Zoologia, Biogen
- Botânica, Herbário, Zoologia
- Laboratório de materiais dentários
- Laboratório de microbiologia de alimentos

Clínicas abertas à visitação:

- Clínica Integrada 1
- Clínica Integrada 2

Atrações Culturais:

- Jessica Lênine (artes cênicas)
- Isabella Monteiro
- Maracatu
- Fanfarra da Escola Napoleão

Exibição de filmes no Auditório Leão de Faria:

- O pequeno Príncipe (26/10)
- A teoria de tudo (26 e 27/10)

Eventos do Pibid:

- Química
- Matemática
- Letras – Espanhol

Eventos do Centro Acadêmico:

- Biologia
- Nutrição
- Odontologia

Projetos:

- Neoscienza
- Higiene e segurança de alimentos
- Doenças sexualmente transmissíveis
- Doenças sexualmente transmissíveis e Hepatites Virais

Eventos que ocorrerão em salas de aula:

- Laboratório de Ensino de Matemática
- Laboratório de Matemática e Estatística
- Educação matemática, atividades investigativas e terceira idade
- Brincando com a matemática
- Matemática e imagens Fractais
- Exibição de curtas diversos de animação e documentário

INSCRIÇÕES:
Para participar da palestra de abertura, Inscreva-se, no CAEX: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/inscricoes

ESTUDANTES DA UNIFAL-MG (de qualquer curso de graduação):
Inscrições de monitoria do evento: Se você quer participar como monitor, para auxiliar na Semana de Ciência e Tecnologia, as inscrições já estão abertas no Caex. Basta acessar sua conta no Caex e se inscrever no evento: SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA: 2017

VISITAÇÃO (Escolas de Educação Básica):
Para visita das escolas é necessário realizar o agendamento pelo e-mail snct2014.unifal@gmail.com. Informar a quantidade de alunos, turmas, dia e horário que desejam realizar a visita.