Universidade recebe visita de pesquisador da Espanha

Professor da Universidade de Granada realizou atividades com estudantes de História
Profa. Eva Burger (pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação), Prof. Masaharu Ikegaki (assessor de Relações Interinstitucionais), Prof. Antonio Paradas (pesquisador convidado da Universidade de Granada, Espanha) e Prof. Adaílson José Rui (coordenador do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica)

A UNIFAL-MG recebeu durante esta semana (4 a 8/12), a visita do professor e pesquisador da Universidade de Granada  (Espanha), Antonio Rafael Fernández Paradas, do Departamento de Didática das Ciências Sociais, que esteve na Instituição para ministrar uma disciplina condensada no Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI).

Na tarde de quarta-feira, 06/12, o convidado, acompanhado pelo coordenador do Programa, Prof. Adaílson José Rui, foi recebido pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Eva Burger, e pelo assessor de Relações Interinstitucionais, Prof. Masaharu Ikegaki.

Conforme relata o professor Adaílson, a vinda do professor Antonio Paradas integra uma das ações previstas no Convênio de Cooperação entre a UNIFAL-MG e a Universidade de Granada, cujas negociações se iniciaram em 2015, quando docentes da UNIFAL-MG estiveram na Faculdade de Educação da instituição espanhola. Após os primeiros contatos, foi possível estabelecer uma parceria, que contou com a participação de professores de Granada no 2º Congresso Internacional sobre a Penísula Ibérica, realizado em 2016 na UNIFAL-MG.

O professor Masaharu explica que o convênio permite algo de suma importância para estudantes da Universidade, visto que a internacionalização da pós-graduação se dá em grande escala, abrangendo alunos de pós-graduação e também de graduação. “Com a vinda dos pesquisadores de instituições estrangeiras, a internacionalização acontece em casa e alcança um número maior de alunos”, comenta. Segundo ele, poucos estudantes teriam a oportunidade de conhecer instituições do exterior e pesquisadores de renome, o que a internacionalização possibilita com a visita e atividades realizadas com professores estrangeiros na própria UNIFAL-MG.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, essas parcerias fortalecem a produção científica das instituições, fomentando as áreas do conhecimento por elas priorizadas. Profa. Eva acredita que a comunhão de ações é capaz de estimular a formação de redes de pesquisas internacionais, aprimorando a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação.

Prova da relevância de parcerias como essa, para as instituições, é a possibilidade de promover espaços de reflexões e debate sobre pesquisas desenvolvidas em vários países, como é o caso da realização do 1º Congresso Internacional “História no campo educacional: contextos e realidades na sociedade do conhecimento" (HISEDU), que acontecerá na Universidade de Granada, entre os dias 23 e 25/05/2018. O evento conta com a organização compartilhada entre o Departamento de Ciências Sociais Didática da Faculdade de Educação da Universidade de Granada e o Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em História Ibérica da UNIFAL-MG.

De acordo com Prof. Adaílson, este evento abrirá espaço para o debate e para publicações sobre as novas formas de construir a História e como ensiná-la em contextos de aprendizagem de diferentes campos educacionais.

Vale destacar que além da Universidade de Granada, o Programa de Pós-Graduação em Histórica Ibérica mantém convênio também com a Universidade de Santiago de Compostela, com a qual tem desenvolvido atividades que engrandecem o ensino e o aprendizado da História.

Utilizando Arte para compreender História

Comentando a disciplina ministrada para os alunos da UNIFAL-MG durante esta semana, o professor Antonio Paradas contou ter feito uso de diversos recursos, como imagens e vídeos, para mostrar que a Arte se caracteriza como uma forma propulsora para a investigar a História.

O convidado relembrou que as imagens sempre estiveram presentes na História da Humanidade, representando o homem e o ambiente que o cerca.  A disciplina do convidado buscou apontar a evolução social e educativa no ensino e educação histórica, tomando como exemplo, o período barroco de Andaluzia, na Espanha.

Prof. Antonio Paradas também participou de banca de conclusão do mestrado e aplicou atividades práticas.

Para o coordenador do PPGHI, a participação do professor da Espanha no Programa oportunizou que os alunos compreendessem, na língua espanhola, novos métodos para o ensino e aprendizagem da História. Além disso, despertou o olhar dos estudantes para compreender fatos históricos por meio da Arte. “A Arte abre os olhos para compreender a História”, resume Prof. Adaílson sobre a disciplina do convidado.